Coletando o Futuro
“ "A minha opinião sobre o projeto, é que ele contribuiu muito para o aprendizado. Eu sempre pensei que essa história de projeto era uma besteira, que não iria dar certo e que nenhum aluno iria se interessar pelo assunto.\n Me recordo que no 6º ano eu pensei que nosso projeto não daria certo. Mas ao longo do ano percebi que iria sim dar super certo. Também me lembro que no dia da mostra de trabalhos, me emocionei pois vi o quanto nossa turma e os nossos professores se dedicaram para tudo dar certo. \n Este ano, o projeto PUFV nos proporcionou abrir muitas portas e isso nos preparou, de alguma maneira, para a vida. Nós tivemos muitos pontos positivos, pois fizemos uma viagem de estudo, pesquisas, trabalhos, etc.\n Enfim, muita coisa aconteceu, que nos proporcionou muito aprendizado.\n O melhor de tudo foi que aprendemos muita coisa e também a união da turma foi lindo de ver"
Gabrielly Luísa Preuss Goldschmidt | aluno(a)
“ "Quando recebemos em nossa casa a proposta de coleta do óleo de cozinha saturado, não sabíamos que com este simples gesto, inúmeros benefícios seriam revertidos. O projeto da turma do 7º ano, no Programa União Faz a Vida, envolveu toda a minha família. Como mãe, me sinto muito feliz em colaborar com a aprendizagem de todos e destaco o belo trabalho desenvolvido em parceira com a comunidade escolar.
Ana Paula Camargo | responsável
Pergunta Exploratória
O que descobrimos na cozinha?
Expedição Investigativa
No mês de março, os alunos foram desafiados a realizar uma expedição investigativa na cozinha da escola.
Objetivos
Desenvolver um projeto interdisciplinar, contextualizando teoria e prática nas temáticas: alimentação, economia (impostos )e sustentabilidade.
Comunidade de Aprendizagem
Turma do 7º ano e comunidade escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental José de Anchieta.
Articulação com o currículo
Matemática: gráficos, pesquisa, cálculos com números decimais, sistema de medidas, escala, impostos, etc\n Língua Portuguesa: ortografia e produção textual\n Informática: Editor de texto\n Arte e Educação Física: Conhecimento sobre o corpo, educação postural e saúde, conceito de tridimensionalidade na Arte.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Em todas as atividades desenvolvidas, os alunos socializavam suas curiosidades e descobertas, construindo coletivamente o projeto.