Classificação: Ciencias
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

CIÊNCIAS: IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Pergunta Exploratória

É possível realizar aulas práticas de acordo com os conteúdos teóricos de ciências no 9º AnoB?

Expedição Investigativa

A partir dos conhecimentos adquiridos nas aulas de Ciências, do 9° ano B, sobretudo em física ou química, surgiu a necessidade de unir a teoria a prática. Para saber como as aulas práticas de ciências agrega aos alunos do 9º ano B novos conhecimentos, de forma dinâmica e prazerosa, fez-se primeiramente a leitura do texto teórico e depois pesquisa e segue a sugestão do livro para relacionar a teoria a pratica. Geralmente relacionando o conteúdo a vida pratica como também entender com rigor cientifico, através de pesquisas em livros, internet etc. Além disso, os recursos didáticos para as aulas práticas são confeccionados com materiais alternativos e de baixo custo, assim como procedimentos de ensino que estimulassem a participação em grupo e um aprendizado associado ao conhecimento prévio do aluno.

Objetivos

Tornar o conteúdo teórico mais interessante, motivador e próximo da realidade com as aulas práticas de Ciências no 9º ano B.

Comunidade de Aprendizagem

Pesquisa junto a família os objetos de casa e suas formas geométricas. \nA equipe gestora - A escola, SEMEC e SICREDI

Articulação com o currículo

O projeto teve uma articulação da disciplina de Ciências com as disciplinas de Matemática e Português.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Todas as decisões foram tomadas democraticamente; colocada em discussão e votada.

Ficha Técnica
Escola
E.M. CIRILA FRANCISCA DA SILVA

Diretor
Florisvaldo Gonçalves da Cruz

Turma
9ºAnoB

Número de alunos
16

Educadores
Maria Sinforosa Martin da Silva, Equipe gestora da escola.

Estado
Mato Grosso

Município
Pontes e Lacerda

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PONTES E LACERDA

Apoiadores
SICREDI, SEMEC e Escola

Assessoria Pedagógica
Dayane Freitas de Lourdes
as atividades experimentais realizadas na sala de aula, constituem uma relevante ferramenta que permite ao professor constatar e problematizar o conhecimento prévio dos seus alunos, estimular a pesquisa, a investigação e a busca da solução de problemas. As experiências despertam em geral um grande interesse nos alunos, além de propiciar uma situação de investigação
Maria Sinforosa Martin | Professor(a)