Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
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Projeto

“Qualidade de vida com ênfase nos alimentos orgânicos" O projeto está ajudando muito a natureza, pois devemos proteger o meio ambiente. Não devemos passar agrotóxicos nem poluir o meio ambiente. Este projeto vale a apena, pois as frutas sem veneno são mais saborosas, o ar e os rios ficam limpo. Devemos preservar o meio ambiente. Produtos orgânicos são melhores, pois eles não prejudicam a saúde.
Franciele Rech Suzin | aluno(a)
É de extrema importância trabalhar esse assunto na escola, pois colabora para o crescimento do aluno onde ele pode com o tempo fazer algo diferenciado na sua produção e cultivo. Tendo sempre o foco de melhorar a qualidade de vida dele e dos demais que irão usufruir de seu trabalho.
Marcia Buzelato Gobbi | responsável
Pergunta Exploratória

Qual a importância dos produtos orgânicos para a nossa vida?

Expedição Investigativa

Foi conversando com eles a respeito do que plantam e comem instigando com perguntas e promovendo debates. Depois explorando o ambiente escolar para encontrar lugar propício para a criação de uma horta orgânica, onde alunos e professores se envolvessem. \nFoi através de uma palestra que realizada com os alunos, onde percebeu-se que os alunos não possuíam conhecimentos sobre todos os problemas causados pelo uso de agrotóxicos. Então, mostramos a eles que existem alternativas que visam a saúde, desenvolvimento sustentável e melhor qualidade de vida.

Objetivos

A implantação de uma horta orgânica escolar, fornece alimentos baratos e de boa qualidade para os alunos podendo auxiliar na formação de cidadãos mais conscientes da importância de práticas ecologicamente corretas para a preservação de nosso planeta. Haja visto todos os problemas de saúde causados pelo uso de agrotóxicos tanto nos agricultores como na população que consome, no desenvolvimento e reprodução de animais e contaminação do solo. Fazer-se entender que a agricultura orgânica é uma alternativa para o desenvolvimento sustentável, pois sustentabilidade é aquela que atende as necessidades,o presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras. Promover o desenvolvimento sustentável para o beneficio da população.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais, direção e funcionários da escola.

Articulação com o currículo

Saúde, bem estar, qualidade de vida, preocupação com as família, alimentação, atividades físicas, proteção (E.P.I), doenças, compostagem, agrotóxicos, sustentabilidade, cuidados com o solo, flora e fauna, meio ambiente, higiene, cultivo, alimentação orgânica, produtos orgânicos, consumidor x produtos orgânicos.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Sendo nosso município sua principal atividade econômica ser a agricultura, onde famílias trabalham neste ramo a gerações, chegou-se a conclusão que os alunos precisam ser orientados sobre os cuidados que devem ter na utilização de agrotóxicos na lavoura, as doenças causadas e nas inúmeras possibilidades de utilizar produtos que respeitem o meio ambiente e visam a qualidade de vida para os produtores e os consumidores. Através do conhecimento os alunos levarão para sua família e comunidades a importância da agricultura orgânica, a qual visa a todos ter melhor qualidade de vida.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOSÉ SCHIO NETTO

Diretor
Claudia da Motta Manozzo

Turma
Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental

Número de alunos
90

Educadores
Bruna Chaves de Ross, Claudia da Motta Manozzo, Elizabeth de Fátima Soares Vieira, Janete Macuglia da Silva, Jenifer Siton Rech, Juliana Seco, Jussara Soares Santos, Leonardo Maciel Batista, Maria da Paixão Dias Santos e Marcia Buzelato Gobbi.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Campestre da Serra

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPESTRE DA SERRA

Apoiadores
SMECDC

Assessoria Pedagógica
Diane da Silva Zardo
A utilização indiscriminada de pesticidas na agricultura acarretou diversos problemas de ordem ambiental. Esse projeto desperta interesse em relação ao papel da agricultura, abastecimento, consumo de verduras, educação ambiental, respeito as relações existentes entre seres vivos e meio ambiente e principalmente a divisão de tarefas entre alunos e professores para a execução do trabalho.
Jenifer Siton Rech | Professor(a)