Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Diversidade - Igualdade de Oportunidade e Educação para Todos Aprendi a reconhecer e entender as dificuldades das pessoas com deficiências visuais e físicas, reconhecendo e aprendendo que as pessoas necessitam de um espaço com acessibilidade.
Luiz Arthur | aluno(a)
Eu, Edilaine Filgueira de Albuquerque, mãe do aluno Luiz Arthur de Albuquerque Soares, que estuda no CMEI Lar de Jesus no município de Jaguapitã, venho através desta declarar que a Professora Olivia fez um excelente trabalho para o desenvolvimento escolar e intelectual com o Programa A União Faz a Vida, no dia a dia aprendendo que com as dificuldades não se pode fazer diferenças. Suas atividades bem elaboradas fez com que as crianças descem valor e atenção participando e não se importando com o grau de dificuldade de cada uma. Esse Programa A União Faz a Vida, executado pela Professora Olivia, foi uma das peças fundamentais pois ela trabalhou muito a questão de interagir com as outras pessoas independente dos graus de dificuldade de uma criança ou outra em trabalho social perfeito.
Edilaine F. Albuquerque | responsável
Pergunta Exploratória

Quais as pessoas que estudam aqui?

Expedição Investigativa

No dia 15 de junho de 2018 as quinze horas deslocamos do CEI LAR de JESUS ate a Escola Castelinho (APAE), onde as crianças foram recebidas pela professora Celia Arali, a mesma nos conduziu e acompanhou em todo percurso da visita pala instalações da escola, as crianças tiveram oportunidade de conhecer as pessoas que ali frequentam. Nesse período não havia crianças só adultos para atendimento específico, conheceram o pátio da escola onde tem um parquinho bem equipado e a área de Eco Terapia.

Objetivos

Sensibilizar e envolver as crianças em praticas que propiciem o entendimento e a vivencia com as diferenças humanas.
Possibilitar ações, em conjunto com as demais disciplinas, e o manejo com as diferenças no cotidiano escolar.
Possibilitar ações que os levam a exercitar a solidariedade, respeito e ações colaborativas

Comunidade de Aprendizagem

No dia primeiro de outubro recebemos na nossa escola para uma pessoa com deficiência visual, Marcelo começou fazendo um breve relato sobre sua vida, relatou que perdeu a visão aos vinte e três anos devido a uma meningite, que no início teve algumas aulas de mobilidade, desde então se localiza pelo tato, olfato e bengala guia, ele vivia em Londrina, agora ele vive em Jaguapitã, más que vai em Londrina sempre, que lá ele precisa de ajuda nos faróis, também precisa de ajuda de outras pessoas ao ir no supermercado, ele pede para um funcionário o conduzir até ao produto que ele quer comprar e, então a pessoa fala os valores pra ele e assim com todas as compras que faz, para pagar as compras ele dá o dinheiro para o caixa que diz qual é que vai cobrar. Em sua casa seu comportamento não é diferente, pois se localiza pelo tato e olfato, ele se veste e sente pelo tato se está tudo certo o cabelo.

Articulação com o currículo

Linguagem oral e escrita
Matemática
Artes Visuais
Natureza e Sociedade
Formação Pessoal e Social
Música
Coordenação e Equilíbrio

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A experiência da escola e professoras de participar deste Programa foi de adquirir uma ampla visão de ensino aprendizagem tanto dentro como fora da instituição, principalmente no contato com as crianças e também de promover a elas uma nova forma de descobrir o mundo em que vivem. Foi visível a troca de conhecimentos entre professor e criança dentro do conteúdo do Programa baseado na metodologia de aprender juntos para ter uma educação de qualidade.
Outro ponto positivo foi à interação Família e Escola, onde os pais dos alunos se interessaram em saber como acontece o Programa dentro do ambiente escolar, pois a criança leva para a casa aquilo que aprendeu em sala
de aula passando este conhecimento para os pais, família e sociedade em geral. Luana Gorzoni Payão Campaner (Cooredenadora Pedagógica)

Ficha Técnica
Escola
Centro de Educação Infantil Lar de Jesus

Turma
Contra turno

Número de alunos
20

Educadores
Olivia Sertori de Campos, Aparecida de Fátima Vieira da Silva

Estado
Paraná

Município
Jaguapitã

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO JAGUAPITÃ

Apoiadores
Paula Robertha Oliveira Payão, Luana Gorzoni Payão Campaner, Francine Bortoletti Girotto

Foi um trabalho muito bom, que obteve resultados surpreendentes contribuindo com o Programa, A União Faz a Vida, dentro do projeto “Igualdade de Oportunidade e Educação para Todos”, pois, percebi o quanto foi importante para as crianças terem contato com a diversidade existente.
Fico feliz em saber o quanto essa metodologia facilitou o entendimento e a interação com os conteúdos, facilitando o entendimento dos alunos, criando assim uma expectativa de convívio em grupos e pessoas especiais.
Olivia Sertori de Campos e Aparecida de Fátima Vieira | Professor(a)