Diversidade - Aprendendo com as pessoas diferentes de nós
“ O Samuel aprendeu com o projeto que cada um de nós temos características diferentes, mas que todos temos o mesmo valor e que devemos respeitar uns aos outros.
Samuel de Souza Peres ( Kelly Regina de Souza Peres) | aluno(a)
“ A minha filha Lyara aprendeu muito, falou sobre a cor das pessoas, que ninguém é igual a ninguém, que temos que respeitar as diferenças. Falou sobre o rapaz cego que foi na escola conversar com a turma dela, falou da atividade com cadeira de rodas. Ela amou o projeto.
Cristina Luzitani dos Santos | responsável
Pergunta Exploratória
Por que essas pessoas são tão diferentes de nós?
Expedição Investigativa
As crianças puderam ver as pessoas que trabalham na escola APAE, tiveram contato com alguns dos estudantes de lá. Viram que os banheiros e salas de aula são diferentes, que algumas são adaptadas para exercícios, que os banheiros também são adaptados para as pessoas com cadeira de rodas, há espaços destinados à fisioterapia e equoterapia, onde os alunos da APAE fazem exercícios com cavalos.
Puderam perceber também que as pessoas que estudam naquela escola são diferentes delas, algumas usam cadeiras de rodas, algumas se alimentam sozinhas e outras não, perceberam também as características físicas de algumas delas e chegando a perguntar o porquê de aquelas pessoas serem daquela forma.
Objetivos
Trabalhar a questão da inclusão e das pessoas diferentes de nós é importante pois demonstra para as crianças que tanto as pessoas com deficiência física, mental, auditiva, visual merecem respeito, consideração e também a nossa solidariedade pois necessitam de nossa ajuda em algumas situações do cotidiano que para nós são normais, pessoas que também são diferentes de nós em raças, cor e cultura merecem respeito e nossa consideração. Todos somos iguais apesar das diferenças.
Comunidade de Aprendizagem
No dia 01 de outubro de 2018, convidamos o Marcelo, que é deficiente visual residente na cidade de Jaguapitã, para que as crianças pudessem ter contato com alguém que possuísse alguma deficiência e responderem suas perguntas.
Solicitamos que o Marcelo nos contasse um pouco da sua história de vida e posteriormente as crianças fariam perguntas sobre o que gostariam de saber sobre a vida do nosso convidado. O objetivo dessa atividade foi de que as crianças pudessem conhecer um pouco mais sobre a vida do nosso convidado, bem como vislumbrar a realidade e as dificuldades que enfrentam os deficientes visuais. Buscamos também despertar nas crianças a questão da solidariedade, da cooperação e colaboração com o próximo, a nossa relação com o outro em pequenas tarefas do cotidiano, na construção do sentimento de solidariedade e a valorização das pessoas presentes no nosso dia a dia.
Articulação com o currículo
Linguagem Oral e Escrita;
Matemática;
Formação Pessoal e Social;
Natureza e Sociedade;
Artes visuais;
Música;
Coordenação e Equilíbrio;
Expressividade
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A experiência da escola e das professora de participar desse Programa foi de adquirir uma ampla visão de ensino aprendizagem tanto dentro como fora da instituição, principalmente no contato com as crianças e também de promover a elas uma nova forma de descobrir o mundo em que vivem. Luana Gorzoni Payão Campaner (Coordenadora Pedagógica)