Figuras, cores e formas.
“ Eu aprendi jogos diferentes, aprendi o que é o quarterião da escola , as casas como são feitas, e como faz mosaico. Aprendi profundidade 3D. Eu achei super legal e divertido .
Leticia Bazzo | aluno(a)
“ O projeto contribuiu para abrir novos horizontes e incentivar a criatividade e a vivência em sociedade, sendo mais humano e cooperativo.
Maria Noemia Vieira Sarmento Bazzo | responsável
Pergunta Exploratória
Quais são as formas que encontramos no meio em que vivemos?
Expedição Investigativa
No dia 09 de maio, os alunos do terceiro ano vespertino da Escola Municipal Felisberto Vilarino Dutra, juntamente com as professoras Lucilene Sarmento e Raquel realizaram a expedição investigativa no quarteirão da escola, percorrendo as quatro ruas ao seu entorno, no Parque Jardim Ouro. A pergunta exploratória que motivou a expedição foi a seguinte: Quais são as formas que encontramos no meio em que vivemos? Durante a expedição os alunos observaram e tocaram as formas contidas na natureza, nas moradias, nos meios de transportes, objetos contidos na rua e na escola, todas as formas da natureza e as produzidas pelo homem que continham na rua da escola. As perguntas e ideias que surgiram da turma foram: O que é um cubo? Um cilindro? Qual o formato das pedras? Qual o formato do chão da escola? A cerca da escola é o que? Qual é o formato das placas? Qual é o formato do nosso corpo?
Objetivos
• Participar de situações de leitura/escuta e produção oral e escrita de textos destinados à reflexão e discussão acerca de temas sociais relevantes (notícias, reportagens, artigos de opinião, cartas de leitores, debates, documentários...). •Interpretar frases e expressões em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente, ou com autonomia. •Interpretar frases e expressões em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos com autonomia. •Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala. •Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com ajuda de escriba. •GEOMETRIA: explicitar e/ou representar informalmente a posição de pessoas e objetos, dimensionar espaços;
Comunidade de Aprendizagem
Comunidade\Pais\Alunos\Professores\Palestrante
Articulação com o currículo
LÍNGUA PORTUGUESA • Discurso; • Conversas espontâneas; • Leitura de textos diversos: informativos, jornalísticos, poemas, cartas, convites, propagandas, slogans; • Produção textual individual e coletiva; • Identificando e diferenciando: acentuação gráfica, sinais de pontuação, letras maiúsculas e minúsculas; • Leitura de diferentes tipos de textos, com ritmo, fluência e entonação; MATEMÁTICA\nGEOMETRIA • Campos geométricos: Figuras planas (circulo, triângulo, retângulo, quadrado); Sólidos geométricos: montagem de sólidos geométricos (cilindro, cubo, cone, pirâmide, esfera...); • Malhas quadriculadas para trabalhar mosaicos, faixas decorativas; GEOGRAFIA AS ATIVIDADES ECONÔMICAS E A TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO NO MUNICÍPIO • Agricultura; • Pecuária; • Indústria; • Comércio; • Transporte; • Turismo; • Comunicação; • Problemas ambientais: preservação e proteção do ambiente; PAISAGENS NATURAIS (Os grupos humanos modificam a superfície e criam diferentes lugares p