Que cor é a minha?
Pergunta Exploratória
O que é afro? Por que os africanos utilizam tantos símbolos e o que eles significam?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa ocorreu no II semestre. Os alunos realizaram leituras em livros didáticos, obras literárias e também realizaram leitura da coleção paradidática: Africanidades, cuja obra tem como objetivo abordar a questão da inclusão numa perspectiva sociocultural. \nOs alunos realizaram pesquisas na internet com o intuito de conhecerem mais sobre a cultura afro-brasileira e principalmente em conhecer o significado e o nome de alguns símbolos africanos que fazem parte do Adinkra, um tecido repleto de simbologias.\nEm sala de aula, os alunos realizaram pinturas de imagens afros, onde associaram junto a pintura, a técnica de colagem de tecidos. Cabe mencionar que tais pinturas foram expostas como forma de decoração na Noite Cultural com Mostra de Trabalhos Pedagógicos da escola. Os alunos trouxeram para a escola um objeto de casa que, direta ou indiretamente, haveria de trazer...
Objetivos
Conhecer um pouco sobre a cultura afro-brasileira e conhecer o significado e o nome de alguns símbolos africanos.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, pais dos alunos, Professora Silvana Bento de Melo Couto. Professora Luciangela Vieira Amaro.
Articulação com o currículo
O projeto foi trabalhado de forma a abranger as disciplinas: Língua Portuguesa: Interpretação oral e escrita; Leitura informativa; Leitura e compreensão de textos instrucionais; Cruzadinhas; Caça-palavras; Ortografia. Gênero textual: Memória e Documentário. Matemática: Medida de tempo / Comprimento / Capacidade. Ciências Humanas e da Natureza: Religião; A Influência Africana em Nosso Idioma; Atualidades em Africanidades; Culinária Afro-brasileira; Festas Populares; Folclore e Lendas; A História dos Africanos no Brasil; Jogos, Brincadeiras e Cantigas; e Personalidades e Personagens. Arte: Pintura; Recorte; Colagem; Arte africana; As influências da Arte Africana na Arte Moderna; Jogos, Brincadeiras e Cantigas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao iniciar o mês de novembro, estava em discussão na aula de Língua Portuguesa, o gênero textual: Memória, e neste momento falávamos sobre os nossos ancestrais, da cor da nossa pele e da cor dos nossos olhos que herdamos neste momento uma aluna da cor de pele branca disse que na sala havia poucos colegas negros, então disse a ela que o coleguinha X é um afro-brasileiro, ela olhou pra mim e perguntou o que era afro e um pouco mais adiante, alguns alunos demonstrou interesse em saber o significado de alguns símbolos que fazem parte da cultura africana, foi assim que surgiu o interesse em realizar a presente pesquisa já aproveitando e trabalhando um pouco mais sobre a cultura afro-brasileira.