O Mistério do Ginásio da Escola
Pergunta Exploratória
O que podemos fazer para que todos tenham o mesmo resultado nas medições?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa ocorreu na quadra da escola, onde os alunos puderam experimentar diversas formas de medir, com suas mãos, com passos, cúbito e sentiram a necessidade – a partir dos resultados encontrados – de estabelecer uma medida padrão, e assim apresentou-se a unidade padrão para medidas de comprimento: o sistema métrico.
Objetivos
Perceber que o sistema de medidas é uma invenção historicamente produzida pelo homem ao longo do seu desenvolvimento, necessitando estabelecer uma medida padrão.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos e professora
Articulação com o currículo
Chegar a conclusão sobre a necessidade de uma medida padrão:
Experiência na quadra da escola
Estudo sobre medidas antropométricas
Pesquisa sobre povos do Egito
Estudo sobre as unidades padrão para medidas de comprimento
Construção do metro
Medições com o metro dos espaços da escola
Construções de gráficos com as informações obtidas
Trazer um profissional da construção civil para compartilhar com os alunos como funciona para medir as construções
Conhecendo nossas medidas:
Trabalho com peso e altura dos alunos
Montar maquetes com proporções