A Frutivinicultura em Ametista do Sul
“ Primeiramente queremos dizer que esse trabalho foi uma inovação para nós.\nGostamos muito dos trabalhos, das receitas, das visitas às vinícolas e todas as atividades referente ao projeto.\nAprendemos muito sobre a uva, algumas coisas já sabíamos e outras ficamos sabendo, como o processo de fabricação de sucos e vinhos.\nLevaremos esses ensinamentos para toda a vida!
ALICE M. NUNES E LARISSA RANSAN | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Como é desenvolvido o trabalho em uma vinícola? - Qual a importância da frutivinicultura para o nosso município?
Expedição Investigativa
No dia 24/04/2018 professoras e alunos dos 4º e 5º anos do turno da tarde foram até a propriedade do senhor Jadir Kovaleski, a fim de conhecer um pouco sobre os vinhais. Chegando lá o proprietário nos recebeu cordialmente e falou um pouco da história da sua família e do cultivo da uva. Os alunos fizeram perguntas e anotaram o que ele falava. Durante essa expedição apreciativa percebemos o grande interesse dos alunos pelo assunto vitivinicultura, que é o cultivo da uva e produção de vinho. Tivemos a oportunidade de degustar suco de uva que é produzido na cantina do proprietário. Depois do senhor Jadir mostrar todos os espaços da sua indústria e explicar tudo, uma aluna fez o agradecimento em nome de todos. O passeio foi muito gratificante e voltamos para a sala onde os alunos fizeram um diário de bordo sobre o passeio.
Objetivos
Conhecer com ocorre o cultivo da uva, o processo de industrialização e comercialização do suco e vinhos, bem como saber o quanto a vinicultura influencia a economia do nosso município.
Comunidade de Aprendizagem
Dono da vinícola: Jadir Kovaleski;r.\nPresidente da Cooperativa Ametista;\nSecretário da agricultura;\nExtencionista da EMATER;\nComunidade escolar.
Articulação com o currículo
Português:\n- Produção de relatório sobre o que foi observado na Vinícola Cave de Cristal.\nMatemática:\n- Criar histórias matemáticas sobre os dados coletados na Expedição Investigativa, como data de plantação dos parreirais, início da vinícola, quantidade de vinho e suco produzidos.\nCiências:\n- Comentar sobre os impactos ambientais que aconteceram no local com a construção dos parreirais.\n- Trabalhar o meio ambiente; os tipos do solo; as técnicas de preparação e cultivo, aproveitando a oportunidade do estudo com da vitivinicultura. \n- Explicar sobre reciclagem e reutilização: a utilização de rejeitos dos garimpos para fazer as estradas nos parreirais.\n- Uso de inseticidas nos parreirais: pesquisar na internet sobre os inseticidas que podem ser usados nos parreirais.\nEstudos Sociais:\n- Comentar sobre o espaço geográfico observado na expedição: paisagem natural e modificada, relevo, clima, tipo de solo e vegetação natural.\nArtes:\n- Confeccionar um painel com desenhos feitos pe