Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A Frutivinicultura em Ametista do Sul Primeiramente queremos dizer que esse trabalho foi uma inovação para nós.\nGostamos muito dos trabalhos, das receitas, das visitas às vinícolas e todas as atividades referente ao projeto.\nAprendemos muito sobre a uva, algumas coisas já sabíamos e outras ficamos sabendo, como o processo de fabricação de sucos e vinhos.\nLevaremos esses ensinamentos para toda a vida!
ALICE M. NUNES E LARISSA RANSAN | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Como é desenvolvido o trabalho em uma vinícola? - Qual a importância da frutivinicultura para o nosso município?

Expedição Investigativa

No dia 24/04/2018 professoras e alunos dos 4º e 5º anos do turno da tarde foram até a propriedade do senhor Jadir Kovaleski, a fim de conhecer um pouco sobre os vinhais. Chegando lá o proprietário nos recebeu cordialmente e falou um pouco da história da sua família e do cultivo da uva. Os alunos fizeram perguntas e anotaram o que ele falava. Durante essa expedição apreciativa percebemos o grande interesse dos alunos pelo assunto vitivinicultura, que é o cultivo da uva e produção de vinho. Tivemos a oportunidade de degustar suco de uva que é produzido na cantina do proprietário. Depois do senhor Jadir mostrar todos os espaços da sua indústria e explicar tudo, uma aluna fez o agradecimento em nome de todos. O passeio foi muito gratificante e voltamos para a sala onde os alunos fizeram um diário de bordo sobre o passeio.

Objetivos

Conhecer com ocorre o cultivo da uva, o processo de industrialização e comercialização do suco e vinhos, bem como saber o quanto a vinicultura influencia a economia do nosso município.

Comunidade de Aprendizagem

Dono da vinícola: Jadir Kovaleski;r.\nPresidente da Cooperativa Ametista;\nSecretário da agricultura;\nExtencionista da EMATER;\nComunidade escolar.

Articulação com o currículo

Português:\n- Produção de relatório sobre o que foi observado na Vinícola Cave de Cristal.\nMatemática:\n- Criar histórias matemáticas sobre os dados coletados na Expedição Investigativa, como data de plantação dos parreirais, início da vinícola, quantidade de vinho e suco produzidos.\nCiências:\n- Comentar sobre os impactos ambientais que aconteceram no local com a construção dos parreirais.\n- Trabalhar o meio ambiente; os tipos do solo; as técnicas de preparação e cultivo, aproveitando a oportunidade do estudo com da vitivinicultura. \n- Explicar sobre reciclagem e reutilização: a utilização de rejeitos dos garimpos para fazer as estradas nos parreirais.\n- Uso de inseticidas nos parreirais: pesquisar na internet sobre os inseticidas que podem ser usados nos parreirais.\nEstudos Sociais:\n- Comentar sobre o espaço geográfico observado na expedição: paisagem natural e modificada, relevo, clima, tipo de solo e vegetação natural.\nArtes:\n- Confeccionar um painel com desenhos feitos pe


Ficha Técnica
Escola
EMEF JOHN KENNEDY

Turma
4ºs e 5ºs Anos

Número de alunos
135

Educadores
Analice Pavelkievitz, Roseane Barboza e Vera Lúcia Gheno, Eli Rodrigues da silva, Elaine Kovaleski Perin, Adaguimar Faenello e Diliana Zatti.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ametista do Sul

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE AMETISTA DO SUL

Apoiadores
Família e escola.

Ter trabalhado com o projeto Frutivinicultura, foi muito enriquecedor tanto para o aluno, como para nós, professores. \nAtravés do projeto aprendemos fazer algumas receitas a base de uvas como: vinagre caseiro, suco, geleia, sorvete e mousses. Também visitamos algumas vinícolas e aprendemos como embalar e conservar os produtos. Estudamos rótulos e formas de beneficiamento e comercialização do produto.\nFoi desafiador e interessante desenvolver o projeto, considerando que o cultivo da uvas e a produção de vinhos e sucos, consiste uma das maiores fonte de renda do município de Ametista do Sul.