A vida no campo: ontem e hoje
Pergunta Exploratória
O que vocês desenvolvem na propriedade rural?
Expedição Investigativa
A expedição foi pensada em conjunto com os alunos. \nEm uma bela tarde ensolarada os alunos do 5º ano foram realizar uma expedição investigativa na propriedade do senhor Roberto Walter na linha Nossa Senhora da Saúde interior do município de Tenente Portela,já pelo caminho foram identificando as diferentes plantações e animais que viam, foram comentando sobre os mesmos e fazendo comparações. Ao chegar à propriedade foram muito bem recepcionados pela família que logo já começou a mostrar tudo o que tinha na propriedade, começando pelo maquinário agrícola e explicando que a família trabalha com grãos, soja e milho. Os alunos ficaram maravilhados com o que viram tinham curiosidade de ver tudo o possível e sempre questionando e querendo descobrir mais, seguiram a pesquisa observando as plantações da propriedade.
Objetivos
Reconhecer a importância da vida no campo; Compreender as principais características da vida no campo; Desenvolver atitude de cooperação, interação e troca de experiências em grupo;\n-Valorizar o trabalho e a cultura do campo; Refletir sobre a importância da preservação do meio ambiente; Estimular a importância e o cuidado com as plantas e os animais; Identificar as mudanças ocorridas na vida no campo.
Comunidade de Aprendizagem
Selvino Moresco; Alice Schimitt; Carmen Zeni; Selmar Reichembach; Valdemar da Motta; Emilio Walter; Florisbelo Amorim; Elaine Sieglisnki; Alzirio Alves; Jocemir Luiz Pizani; Nizaldo Alesse; Irene Rigo; Paulo Pereira.
Articulação com o currículo
Interpretação; Animais; Plantas; Valores existentes na família; Equipamentos agrícolas; Recorte, pintura, colagem; Histórias matemática; Antigamente e atualmente da agricultura; Gráficos, histórias matemáticas; Comparando as histórias antigas e atuais.Montagem e decoração do livro; História do desenvolvimento das máquinas agrícolas; Realizar a linha do tempo com figuras de equipamentos da agricultura antiga e da agricultura moderna; Releitura de imagem; Realizar a produção de desenhos observando figuras de ferramentas da agricultura antiga e moderna.