Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O coelho Nós assistimos o filme do Pedro Coelho, depois começamos a fazer o nosso projeto. Desenhamos o que mais gostamos do filme. Depois pintamos desenhos sobre a história do filme. Aí fizemos os coelhinhos com dobraduras. A professora perguntou o que nós sabia sobre coelhos. Aí veio a veterinária e mostrou muitas coisas sobre os coelhos. Aprendi que quando os coelhos são bebes eles não têm pelos e são chamados de láparos e também que podemos comer eles porque a carne tem muita proteína. Aprendi que o Chinchila é o coelho de companhia. E que os coelhos quando são grandes podem pesar até 9 quilos. E a alimentação deve ser a ração. Eles não botam ovos. As pessoas na páscoa pegam ovos de galinha e pintam e colocam escondidos para dizer que foi o coelho da Páscoa que trouxe. O Macgyver trouxe para a escola dois coelhinhos lindos, fofinhos. Nós podemos tocar neles, foi muito legal. Eu gostei muito .
Paulo Guilherme Novais Ferreira (6 anos) | aluno(a)
Paulo Guilherme me relatou que assistiu à um filme chamado de PEDRO, O COELHO, onde o menino Pedro não gostava de animais, após o filme ele disse que sua professora perguntou para a turma qual parte que mais gostaram do filme e ele me disse que gostou da parte em que Pedro, vai explodir à arvore que os coelhos se escondem, e os coelhos correm para tentar impedir a explosão. Depois de assistirem ao filme, fizeram vários trabalhos e eles desenharam e pintaram uma parte que mais gostaram do filme. E a professora levou uma veterinária que levou para a turma algumas fotos de coelhos de várias raças e explicou como era o ciclo de vida. Ele disse que gostou de ter feito esse projeto e que achou muito legal e aprendeu que a carne de coelho dá para ser comida, pois tem muita proteína e que é muito gostosa, e aprendeu também que não se deve maltratar os animais.
Graziele Sousa Novais | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos conhecer o vídeo e observar tudo o que acontece?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa ocorreu através do Vídeo PEDRO, O COELHO.

Objetivos

Desenvolver a leitura, a escrita e o reconhecimento de diferentes gêneros textuais.

Comunidade de Aprendizagem

Elisabete Vellini – Veterinária \nMacgyver Cunha Catarino Nascimento – Criador de coelhos

Articulação com o currículo

As ações pedagógicas no contexto da turma pautam-se no desenvolvimento das capacidades leitora, escritora e interpretativa. Diante dos potenciais da turma e, das necessidades inerentes a proposta curricular para a fase, os conteúdos foram trabalhados e, com eles, os direitos de aprendizagem garantidos, uma vez que, as crianças tiveram oportunidade, durante o desenvolvimento das etapas do projeto, de escolherem o tema de interesse. Com o projeto as disciplinas de Língua Portuguesa e Ciências dialogaram e, junto a Comunidade de Aprendizagem, as crianças partilharam as dúvidas, os interesses e as problematizações sobre o tema. No projeto, os pequenos participaram efetivamente de todas as etapas e, seus familiares acompanharam as ações desenvolvidas na escola, estimulando o estudo em casa também. Além de muita aprendizagem, o cotidiano fortaleceu a aproximação entre as crianças e o reconhecimento de que os saberes estão presentes e vivos na comunidade.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma dinâmica, participativa e democrática, onde as crianças, escolheram através de roda de conversa o tema do projeto.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL CASTRO ALVES

Diretor
Adriana Sauer Fardin

Turma
1°ano A _ Matutino

Número de alunos
16

Educadores
Márcia Regina Simionato

Estado
Mato Grosso

Município
Marcelândia

Cooperativa
SICREDI NORTE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO MARCELANDIA

Apoiadores
Elizeane Alves Teixeira Batisti

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
Através do filme Pedro Coelho despertou nos alunos o interesse em saber como acontece o ciclo de vida, desse animal, bem como sua classificação no Reino Animal. A curiosidade de conhecer o animal e poder tocá-lo. Foram realizadas várias atividades de forma interdisciplinar que comtemplaram conteúdos relacionados ao tempo do projeto. A veterinária Elisabete Vellini contribuiu muito para a prática pedagógica, enriquecendo nossas aulas com seus esclarecimentos sobre as indagações dos alunos a respeito do coelho. Também tivemos a contribuição do criador de coelhos Macgyver que trouxe para a escola, dois de seus coelhos, para que os alunos pudessem conhecer; este foi um momento muito especial para eles. Ficaram encantados com os coelhos. Foi significativo este projeto para nós que nos envolvemos neste processo de aprendizagem.
Márcia Regina Simionato | Professor(a)