O coelho
“ Nós assistimos o filme do Pedro Coelho, depois começamos a fazer o nosso projeto. Desenhamos o que mais gostamos do filme. Depois pintamos desenhos sobre a história do filme. Aí fizemos os coelhinhos com dobraduras. A professora perguntou o que nós sabia sobre coelhos. Aí veio a veterinária e mostrou muitas coisas sobre os coelhos. Aprendi que quando os coelhos são bebes eles não têm pelos e são chamados de láparos e também que podemos comer eles porque a carne tem muita proteína. Aprendi que o Chinchila é o coelho de companhia. E que os coelhos quando são grandes podem pesar até 9 quilos. E a alimentação deve ser a ração. Eles não botam ovos. As pessoas na páscoa pegam ovos de galinha e pintam e colocam escondidos para dizer que foi o coelho da Páscoa que trouxe. O Macgyver trouxe para a escola dois coelhinhos lindos, fofinhos. Nós podemos tocar neles, foi muito legal. Eu gostei muito .
Paulo Guilherme Novais Ferreira (6 anos) | aluno(a)
“ Paulo Guilherme me relatou que assistiu à um filme chamado de PEDRO, O COELHO, onde o menino Pedro não gostava de animais, após o filme ele disse que sua professora perguntou para a turma qual parte que mais gostaram do filme e ele me disse que gostou da parte em que Pedro, vai explodir à arvore que os coelhos se escondem, e os coelhos correm para tentar impedir a explosão. Depois de assistirem ao filme, fizeram vários trabalhos e eles desenharam e pintaram uma parte que mais gostaram do filme. E a professora levou uma veterinária que levou para a turma algumas fotos de coelhos de várias raças e explicou como era o ciclo de vida. Ele disse que gostou de ter feito esse projeto e que achou muito legal e aprendeu que a carne de coelho dá para ser comida, pois tem muita proteína e que é muito gostosa, e aprendeu também que não se deve maltratar os animais.
Graziele Sousa Novais | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer o vídeo e observar tudo o que acontece?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu através do Vídeo PEDRO, O COELHO.
Objetivos
Desenvolver a leitura, a escrita e o reconhecimento de diferentes gêneros textuais.
Comunidade de Aprendizagem
Elisabete Vellini – Veterinária \nMacgyver Cunha Catarino Nascimento – Criador de coelhos
Articulação com o currículo
As ações pedagógicas no contexto da turma pautam-se no desenvolvimento das capacidades leitora, escritora e interpretativa. Diante dos potenciais da turma e, das necessidades inerentes a proposta curricular para a fase, os conteúdos foram trabalhados e, com eles, os direitos de aprendizagem garantidos, uma vez que, as crianças tiveram oportunidade, durante o desenvolvimento das etapas do projeto, de escolherem o tema de interesse. Com o projeto as disciplinas de Língua Portuguesa e Ciências dialogaram e, junto a Comunidade de Aprendizagem, as crianças partilharam as dúvidas, os interesses e as problematizações sobre o tema. No projeto, os pequenos participaram efetivamente de todas as etapas e, seus familiares acompanharam as ações desenvolvidas na escola, estimulando o estudo em casa também. Além de muita aprendizagem, o cotidiano fortaleceu a aproximação entre as crianças e o reconhecimento de que os saberes estão presentes e vivos na comunidade.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma dinâmica, participativa e democrática, onde as crianças, escolheram através de roda de conversa o tema do projeto.