Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O show da Matemática O projeto me ensinou muitas coisas, ensinou que a matemática é mais que uma simples matéria. A matemática está presente na nossa vida e no nosso cotidiano, desde quando acordamos até a hora de dormir, desde em uma pequena receita de bolo até em uma grande construção. Aprendemos também o cup song e tivemos a oportunidade de passar o nosso conhecimento para as outras turmas e tivemos também a oportunidade de conhecer outros alunos e ser conhecidos por eles, foi uma experiência inesquecível e que vou guardar esse aprendizado para vida toda.
Grécia Aparecida de Araújo Silva | aluno(a)
O projeto O SHOW DA MATEMÁTICA contribui muito no aprendizado da minha filha Grécia, pois pude perceber o esforço, a dedicação dela para aprender cup song e também percebi o entusiasmo dela em ensinar as outras turma de passar o seu conhecimento para eles, achei muito legal e fiquei muito feliz pelo esforço da minha filha.
Nilza Araújo Lima | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos assistir o vídeo e observar o que ele nos ensina?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através do vídeo DONALD NO PAÍS DA MATEMÁGICA.

Objetivos

Despertar o gosto por diferentes situações matemáticas, reconhecendo-as e aplicando-as no cotidiano escolar e extra escolar.

Comunidade de Aprendizagem

Professora Marcia Nunes Texeira Gazda ( tradução e pronuncia da letra da música When I’m gone. Glaucio Pereira Passarinho (Palestra _ A origem da dança).

Articulação com o currículo

O trabalho com a Matemática nos anos finais é um desafio presente em todas as escolas. No contexto da turma, uma das preocupações se referia a mínima compreensão dos alunos sobre o significado das fórmulas e regras que caracterizavam os conteúdos da fase. Considerando a aprendizagem uma (re)elaboração pessoal, o projeto foi desenvolvido e, com ele, ocorreram muitas mudanças na realidade da turma. A primeira, relacionada ao interesse e, a segunda à aprendizagem efetiva, onde os estudantes atribuíram sentidos ao que estavam aprendendo. Com o projeto os alunos jogaram e tiveram oportunidade de fomentar o jogo com as outras turmas, formulando e testando hipóteses nas situações problemas vivenciadas. O projeto possibilitou o reconhecimento da escola como um lugar de troca, criação e descobertas.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma democrática e, por meio de eleição o tema do projeto foi escolhido.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL CASTRO ALVES

Diretor
Adriana Sauer Fardin

Turma
9 ano A

Número de alunos
24

Educadores
Sueli Marinheiro Santos

Estado
Mato Grosso

Município
Marcelândia

Cooperativa
SICREDI NORTE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO MARCELANDIA

Apoiadores
Elizeane Alves Teixeira Batisti

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
Trabalhar esse projeto O SHOW DA MATEMÁTICA foi maravilhoso, pois os alunos perceberam a importância da matemática em sua vida e houve envolvimento de todos , percebi que o projeto estimulou os alunos a ficarem mais concentrados e se tornarem participativo, críticos, curiosos e mais unidos, despertando assim o lado investigativo promovendo o conhecimento.
Sueli Correa Marinheiro Santos | Professor(a)