O show da Matemática
“ O projeto me ensinou muitas coisas, ensinou que a matemática é mais que uma simples matéria. A matemática está presente na nossa vida e no nosso cotidiano, desde quando acordamos até a hora de dormir, desde em uma pequena receita de bolo até em uma grande construção. Aprendemos também o cup song e tivemos a oportunidade de passar o nosso conhecimento para as outras turmas e tivemos também a oportunidade de conhecer outros alunos e ser conhecidos por eles, foi uma experiência inesquecível e que vou guardar esse aprendizado para vida toda.
Grécia Aparecida de Araújo Silva | aluno(a)
“ O projeto O SHOW DA MATEMÁTICA contribui muito no aprendizado da minha filha Grécia, pois pude perceber o esforço, a dedicação dela para aprender cup song e também percebi o entusiasmo dela em ensinar as outras turma de passar o seu conhecimento para eles, achei muito legal e fiquei muito feliz pelo esforço da minha filha.
Nilza Araújo Lima | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos assistir o vídeo e observar o que ele nos ensina?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através do vídeo DONALD NO PAÍS DA MATEMÁGICA.
Objetivos
Despertar o gosto por diferentes situações matemáticas, reconhecendo-as e aplicando-as no cotidiano escolar e extra escolar.
Comunidade de Aprendizagem
Professora Marcia Nunes Texeira Gazda ( tradução e pronuncia da letra da música When I’m gone. Glaucio Pereira Passarinho (Palestra _ A origem da dança).
Articulação com o currículo
O trabalho com a Matemática nos anos finais é um desafio presente em todas as escolas. No contexto da turma, uma das preocupações se referia a mínima compreensão dos alunos sobre o significado das fórmulas e regras que caracterizavam os conteúdos da fase. Considerando a aprendizagem uma (re)elaboração pessoal, o projeto foi desenvolvido e, com ele, ocorreram muitas mudanças na realidade da turma. A primeira, relacionada ao interesse e, a segunda à aprendizagem efetiva, onde os estudantes atribuíram sentidos ao que estavam aprendendo. Com o projeto os alunos jogaram e tiveram oportunidade de fomentar o jogo com as outras turmas, formulando e testando hipóteses nas situações problemas vivenciadas. O projeto possibilitou o reconhecimento da escola como um lugar de troca, criação e descobertas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática e, por meio de eleição o tema do projeto foi escolhido.