BRINCANDO COM O MÓBILE
“ É nos primeiros anos de vida que as crianças desenvolvem as percepções que a acompanharão para o resto da vida. É de extrema importância oferecer estímulos diversificados, foi um projeto muito gratificante, pois percebi o entusiasmo das crianças ao explorarem novas texturas, diferentes sons, cores, enfim, experimentarem novas experiências.
KARINE E ADEMILSON LEANDRO | responsável
Pergunta Exploratória
O QUE O MOBILE DESENVOLVE NA CRIANÇA NOS SEUS PRIMEIROS ANOS DE VIDA?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigava foi realizada em sala de aula a qual foi preparada e organizada para que os bebês pudessem explorar alguns móbiles de diferentes texturas, a fim de descobrirem e interagirem com os mesmos e entre si, possibilitando diversas percepções. A expedição despertou a curiosidade dos bebês e satisfação pela atividade.
Objetivos
Estimular para os bebês, diferentes possibilidades de descobertas, a fim de desenvolver a sensibilidade tátil, auditiva e visual e a percepção de diversas texturas.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade de aprendizagem contou com a participação dos pais. No qual foi mandado para a casa de cada família um mobile, para que os pais pudessem criar um momento de interação com os filhos e com o brinquedo. A família registrou como foi à experiência do mobile em sua casa. Cada família também construiu seu mobile com materiais alternativos de sua escolha. Os mesmos foram expostos para que os bebês pudessem explorar e brincar. Ainda contou com a entrega de brinquedos para sala de aula pelo CMDCA.
Articulação com o currículo
Eixo identidade e autonomia: Vivenciar situações que envolvam afeto, atenção e limites, construindo vínculos. \nEixo corpo e movimento: Desenvolver a percepção auditiva, a produção e a fruição de sons, seja musical ou não, a fim de expressar-se e comunicar-se, e explorar as possibilidades de movimento do corpo.\nEixo intercomunicação e linguagens: Compreender como integrantes do ambiente: o espaço, a paisagem e o lugar no qual está inserido.