Incentivando a leitura
“ Eu gosto do Projeto de Leitura porque a gente lê, imagina. \nEu só fico na Imaginação.
Isabeli Vitoria dos Santos | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Para que servem as letras e as palavras? Qual a importância da leitura?
Expedição Investigativa
Na Biblioteca Cidadã. Lá os alunos tiveram amplo contado com os livros, gibis, enciclopédias e também puderam ouvir a contação de uma História, realizada pelas professoras Neuza e Elaine que retratava um dos principais escritores brasileiros - Monteiro Lobato - e a criação dos seus ilustres personagens do sítio do Pica-Pau amarelo. Foi um momento mágico e muito instigante, despertou a atenção e encantou a todos.
Objetivos
Inserir o aluno no mundo mágico da leitura, favorecendo assim sua imaginação, alfabetização e letramento.
Comunidade de Aprendizagem
Semanalmente os alunos frequentam a sala de leitura para realizar a escolha de um livro Infantil. Este livro é emprestado pela Escola ao aluno que o leva para sua casa e realiza diferentes formas de leitura possíveis com seus familiares. Todos os livros emprestados foram registrados no passaporte do leitor individual. Contação de História: Buscando despertar ainda mais o gosto pela leitura, a interpretação, a imaginação e a concentração. Momento lúdico e especial preparado de forma a deixar os alunos bem a vontade e encantados com o mundo mágico das Histórias.
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa: Aspecto Tipológico predominante: Relatar Tipologia: Narrativa - Relato de experiência vivida. Oralidade e variedade Linguística - Sequência na exposição de ideias. História Infantil: Análise Linguística - distinção entre os símbolos da escrita e outros grafismos (desenhos, logotipos, número, etc.).\nFilosofia: Valores humanos.