Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

SEMEANDO CIDADANIA, COLHENDO VALORES
Pergunta Exploratória

Como resgatar os valores adormecidos, esquecidos ou abandonados, como por exemplo: a cidadania, o convívio, a solidariedade e experiências em grupo. Como pensamos em alcançar tal feito?

Expedição Investigativa

Visita a uma estufa de produção de flores e hortaliças. Visita as casas das pessoas da comunidade do entorno da escola

Objetivos

Trabalhar de forma interdisciplinar, as ações realizadas pelos alunos na melhoria do ambiente escolar. Despertando em cada um a semente da solidariedade, cidadania e respeito ao meio ambiente.\nPromover o conhecimento, o respeito pelas diferenças e culturas, comportamento, crenças, valores éticos, religiosos, etc. Buscando alicerçar atitudes de cidadania, indispensável para se conviver numa sociedade democrática, pluralista e mais solidária. Pela realização do trabalho que envolve participação em equipe. Além de formar cidadãos críticos e interativos com o meio social e de despertar interesse na diversidade cultural.

Comunidade de Aprendizagem

Entorno da Escola, famílias, trocas entre as turmas

Articulação com o currículo

Na matemática e ciências poderá trabalhar as formas dos alimentos cultivados, despesas, metragem, custo benefício, poderá associar o tempo de cultivo, floração com o desenvolvimento dos alunos. Na área de português, podemos sugerir redações, letras iniciais, separação de sílabas, placas para identificação. Em história podem trabalhar as origens dos nomes das hortaliças e como são consumidas. Em geografia pode trabalhar as hortaliças típicas resgatando assim a culinária da região. Enfim, todas as áreas do conhecimento podem se beneficiar de alguma forma com o presente projeto.\n Existe a necessidade de trabalhar a realidade do aluno, nosso currículo fala nos temas transversas, que projetos desta natureza colaboram em muito para o desenvolvimento de muitos conteúdos como: saúde, meio ambiente, ética, pluralidade cultural e inclusão social


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Saúde

Turma
Todas as turmas

Número de alunos
48

Educadores
Fabiana Gomes Ribeiro\nVanusa de Brum Severo\nJuliana Severo\nKarla Toillier\nProfessores do Ensino Fundamental 2

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Passo do Sobrado

Cooperativa
SICREDI VALE DO RIO PARDO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PASSO DO SOBRADO

Apoiadores
Programa a União Faz a Vida\nSicredi\nComunidade Escolar\nViveiros Werle\nCertaja

Assessoria Pedagógica
Rodrigo Rodrigues e Sonia Luz
Quando se fala em estufa na escola, logo se associa a alimentação saudável, vinculando isso à educação e aos novos hábitos alimentares. Mas, todavia, este tipo de projeto vai, além disso, ao mesclar a prática do cultivo com os conteúdos trabalhados em sala de aula, os alunos podem aprender novos conceitos de forma lúdica e pratica. Ainda é uma oportunidade para alunos e professores observarem e vivenciarem muitas aprendizagens sobre seres vivos, a sustentabilidade e a coletividade. As crianças de 4 a 10/12 anos de idade preparando a terra, plantando mudas, regando, e fazendo a manutenção da estufa. Além disso, o cuidado com a estufa contribui para tornar os pequenos mais organizados e cuidadosos porque trabalham a interação e a cooperação. Com as vivencias e as trocas houve uma mudança significativa no comportamento dos alunos e ainda auxilia em uma alimentação melhor.
Fabiana Gomes Ribeiro Vanusa de Brum Severo Juliana Severo Karla Toillier | Professor(a)