SEMEANDO CIDADANIA, COLHENDO VALORES
Pergunta Exploratória
Como resgatar os valores adormecidos, esquecidos ou abandonados, como por exemplo: a cidadania, o convívio, a solidariedade e experiências em grupo. Como pensamos em alcançar tal feito?
Expedição Investigativa
Visita a uma estufa de produção de flores e hortaliças. Visita as casas das pessoas da comunidade do entorno da escola
Objetivos
Trabalhar de forma interdisciplinar, as ações realizadas pelos alunos na melhoria do ambiente escolar. Despertando em cada um a semente da solidariedade, cidadania e respeito ao meio ambiente.\nPromover o conhecimento, o respeito pelas diferenças e culturas, comportamento, crenças, valores éticos, religiosos, etc. Buscando alicerçar atitudes de cidadania, indispensável para se conviver numa sociedade democrática, pluralista e mais solidária. Pela realização do trabalho que envolve participação em equipe. Além de formar cidadãos críticos e interativos com o meio social e de despertar interesse na diversidade cultural.
Comunidade de Aprendizagem
Entorno da Escola, famílias, trocas entre as turmas
Articulação com o currículo
Na matemática e ciências poderá trabalhar as formas dos alimentos cultivados, despesas, metragem, custo benefício, poderá associar o tempo de cultivo, floração com o desenvolvimento dos alunos. Na área de português, podemos sugerir redações, letras iniciais, separação de sílabas, placas para identificação. Em história podem trabalhar as origens dos nomes das hortaliças e como são consumidas. Em geografia pode trabalhar as hortaliças típicas resgatando assim a culinária da região. Enfim, todas as áreas do conhecimento podem se beneficiar de alguma forma com o presente projeto.\n Existe a necessidade de trabalhar a realidade do aluno, nosso currículo fala nos temas transversas, que projetos desta natureza colaboram em muito para o desenvolvimento de muitos conteúdos como: saúde, meio ambiente, ética, pluralidade cultural e inclusão social