Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

APRENDENDO A GANHAR DINDIM Adorei a visita ao supermercado Auriverde, porque era antes da Páscoa e tinha uma casinha feita com caixinhas de chocolates o que eu nunca tinha visto antes. Em sala de aula, a professora deu uma nota de R$ 50, 00, aí eu fui comprar um pote de Royal que custou R$ 3,00 e um Nescau que custou R$ 7,00. Tive que fazer a conta: 50-3-7=40. Gostei muito de fazer problemas porque tinha que prestar bastante atenção no sinal. A professora nos ensinou que alguns produtos são comprados em: quilo, litro e dúzia e isso foi muito importante.
Bruna Eduarda Sehnem | aluno(a)
De fato uma atitude muita importância. As crianças devem saber desde pequenas a dar valor a seu dinheiro. Trabalhar para consegui-lo, cuidar, administrá-lo de maneira correta e fazer que renda o máximo possível.
Danieli Ruver | responsável
Pergunta Exploratória

O que vimos no mercado? Onde isso foi produzido?

Expedição Investigativa

Visita feita com os alunos ao comércio do centro da cidade, onde tem o Supermercado da Cooperativa Auriverde. Lá tivemos a oportunidade de conhecer toda a estrutura do mercado, desde a chegada das mercadorias, depósito, refrigeradores, padaria, açougue, fruteira, prateleiras e caixa. Ficamos sabendo que algumas frutas, como por exemplo, a melancia quando não for época de safra aqui em nossa região, são importadas de outros países para que o consumidor nunca fique sem a mesma.

Objetivos

Conhecer o sistema monetário brasileiro, aprender a utilizar o dinheiro: comprar, pagar, conferir o troco. Também observar a forma de organização de um supermercado.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professoras, direção.

Articulação com o currículo

HISTÓRIA: surgimento do sistema monetário.\nMATEMÁTICA: sistema monetário, explorando moedas e cédulas.\nCIÊNCIAS: como a planta se desenvolve.\nGEOGRAFIA: estudo dos tipos de moradias.\nHISTÓRIA: diversas moradias localizadas pelo mundo à fora.\nARTES: descobrir teatralidades na vida cotidiana, identificando elementos.\nINGLÊS: números; conhecer as principais moedas de trocas internacionais: Euro, Dólar e Real.\nENSINO RELIGIOSO: lealdade, relacionamento, sociedade.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Padre Jorge Annecken

Turma
1º e 2º Anos

Número de alunos
19

Educadores
Simone Cristine Niedermayer, Nairana Terres, Elines Boita e Antonio Carlos Ebertz

Estado
Santa Catarina

Município
São Carlos

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO CARLOS

Apoiadores
Pratas Thermas Hotel, Cooperativa AURIVERDE

Adorei trabalhar com esse projeto, pois teve envolvimento de alunos, pais, professores e comunidade. Nos alunos, percebei um grande interesse no manuseio das cédulas e consequentemente no aprendizado do assunto.