A corrente do Bem
Pergunta Exploratória
O que temos na caixa? (Boa pergunta), resposta: moedas, caixas, ferro, corrente. Para que serve a corrente? Para fazer balanço, para o cachorro não fugir, segurar. Como ela é?
Expedição Investigativa
Em um passeio realizado no lado interno da escola, sendo ele no pátio, com a mediação das professoras, cada educando observou uma caixa, que continha um objeto dentro. Foi realizado uma problematização de ideias sobre o que teria na caixa, após foi retirada uma corrente de uma caixa, as educadoras questionaram os educandos sobre o que essa corrente simboliza, de acordo com as perguntas exploratórias, os mesmos responderam. Na sequência todos ganharam uma tira de papel cartão vermelha e branca, e em grupo (de forma coletiva) os educandos construiram uma corrente com elos, cada educando contribuiu com seu elo, unindo todos e assim formando “A Corrente do Bem”. As cores branca e vermelha simbolizam as cores da nossa escola, na oportunidade foram exploradas
Objetivos
Desenvolver a solidariedade, a empatia e o espírito de cooperação, bem como estimular os educandos a vivenciar e realizar ações do bem, a fim de transmitir essas práticas com a comunidade escolar, sociedade e família.
Comunidade de Aprendizagem
Família Fornari
Articulação com o currículo
Conhecimento de mundo, desenvolver suas capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado;\nNoção de tempo, espaço, formas e números, bem como aspectos como atenção, concentração.\nValores, respeito, amizade, solidariedade, diferenças\nNoção de tempo, espaço, formas e números, bem como aspectos como atenção, concentração;\nOportunizar momentos em que a criança possa satisfazer sua criatividade\nConscientização sobre o espaço e o meio de convivência humana, ou seja, meio ambiente, natureza, preservação da mesma e etc.