Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

AS FLORES E SEUS ENCANTOS
Pergunta Exploratória

O QUE TEMOS NESTE LUGAR QUE O DEIXA MAIS BONITO?

Expedição Investigativa

SABEMOS QUE É DE SUMA IMPORTÂNCIA TRABALHAR COM AS CRIANÇAS SOBRE O MEIO AMBIENTE. PENSANDO NISSO, CHEGAMOS AO PONTO DE PARTIDA PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO.
O TRABALHO PEDAGÓGICO COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DEVE PERMITIR QUE AS MESMAS EXPLOREM O AMBIENTE A SUA VOLTA DE ACORDO COM SUAS CAPACIDADES, CONHECIMENTOS PRÉVIOS E A HIPÓTESE QUE CRIA PARA EXPLICAR A SITUAÇÃO QUE OBSERVA EM SEU UNIVERSO CULTURAL, SOCIAL E TUDO QUE FAZ PARTE DA NATUREZA.

Objetivos

• POSSIBILITAR AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO DE CONHECIMENTOS A RESPEITO DO MUNDO SOCIAL E NATURAL;
• DESPERTAR INTERESSE PELA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE ENFATIZANDO A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DA ÁGUA;
• MANIFESTAR CUIDADOS COM AS PLANTAS E APRECIAR A NATUREZA A NOSSO VOLTA;
• LEVAR AOS ALUNOS O CONHECIMENTO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS PARA A SUSTENTABILIDADE DO PLANETA;

Comunidade de Aprendizagem

ESSA ATIVIDADE FOI DESENVOLVIDA EM COLABORAÇÃO DOS PAIS DA CRIANÇA VALENTINA, QUE TRABALHA COM JARDINAGEM, CONCRETIZANDO ASSIM A COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM. O EVENTO ACONTECEU NO DIA 01 DE AGOSTO DE 2018.
NESTE DIA TROUXERAM VÁRIAS MUDAS DE FLORES PARA QUE CADA UMA DAS CRIANÇAS TIVESSE A OPORTUNIDADE DE PLANTAR A SUA. FOI UMA EXPERÊNCIA MARAVILHOSA, O ENTUSIASMO E EMPOLGAÇÃO TOMARAM CONTA DA TARDE, O PAI VALMIR, EXPLICOU COMO PLANTAR AS MUDAS DE FLORES.

Articulação com o currículo

ENSINAR AS CRIANÇAS COMO PLANTAR UMA FLOR, PARA QUE POSSAM ACOMPANHAR A GERMINAÇÃO DA SEMENTE E SEU CRESCIMENTO. CRESCIMENTO, ALÉM DE PROPORCIONAR UM MOMENTO DE INTERAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO.


Ficha Técnica
Escola
CMEI Criança Feliz

Turma
Maternal I A

Número de alunos
20

Educadores
FABRÍCIA DE OLIVEIRA ZUCON, LUCIMARA DE FÁTIMA VANETI, CLAISMIR SONA E ALINY FRANCIELLI DE MENEZES MACHADO SILVA

Estado
Paraná

Município
Cianorte

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CIANORTE CENTRO

Apoiadores
PATRÍCIA FRANCISCA DE SOUZA, BRUNA MAYARA BESSANI DE CARVALHO E EMILY KAUANE DOS SANTOS SILVA

FAZER PARTE DESSE PROGRAMA TRABALHANDO COM O PROJETO “AS FLORES E SEUS ENCANTOS” PROPORCIONOU UMA APROXIMAÇÃO MAIOR COM A NATUREZA, E TALVEZ PARA MUITAS CRIANÇAS O PRIMEIRO CONTATO COM UM OLHAR DIRECIONADO A ELA.
DURANTE A REALIZAÇÃO DESSE PROJETO PERCEBEMOS O ENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS EM CADA ATIVIDADE PROPOSTA, A CURIOSIDADE ESTAVA CONSTANTEMENTE PRESENTE, DEIXANDO - NOS SATISFEITAS, VISTO QUE O INTERESSE É UM FATOR ESSENCIAL PARA O APRENDIZADO.
A IMPORTANTE RELAÇÃO ENTRE NATUREZA E SOCIEDADE, A PRINCÍPIO POR MEIO DA OBSERVAÇÃO, CULTIVO E CUIDADO PARA COM AS PLANTAS SÃO CONHECIMENTOS ESSENCIAIS PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS CONSCIENTES, ATIVOS, CRÍTICOS E REFLEXIVOS A CERCA DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE COMO PRINCIPAL FORMA DE SUSTENTABILIDADE DA TERRA, VALORIZANDO ASSIM, OS SUJEITOS COMO PRINCIPAL ATORES SOCIAIS RESPONSÁVEIS POR SUA MANUTENÇÃO E PRESERVAÇÃO.
ALINY, CLAISMIR, FABRÍCIA, LUCIMARA E PATRÍCIA. | Professor(a)