Água para beber,para estudar e até brincar
Pergunta Exploratória
De onde vem a água que nós bebemos
Expedição Investigativa
No primeiro momento fomos até a nascente da água, ou seja, o local em que está localizada a represa da cidade de Comodoro. As crianças ficaram curiosas pois viram que não poderíamos tomar água dali. Daí a necessidade de irmos até SAEB, empresa responsável, pela distribuição e tratamento em nossa cidade. As crianças atentas a todo o processo ficaram surpresas de ver como é realizado tantos processos de tratamento da água, até que ela possa ser utilizada em nossos lares.
Objetivos
Desenvolver a capacidade de aprendizagem através de pesquisas e observações. Levar a criança a valorizar o meio ambiente e reconhecer a importância dos elementos que constituem a natureza como um todo, para que haja um equilíbrio na natureza, e daí preservação a água. Conhecer o processo de tratamento da água, da nascente até a chegada em nossas casas.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos e familiares .
Articulação com o currículo
Em português, estudamos o Rap da água, de Juju Monteiro, em que, além de estudarmos o contexto da água, a importância de sua conservação, de não desperdiça-la, de saber usar, também introduzimos em gramatica o estudo dos verbos, pois a música, traz palavras gramaticalmente marcadas por ações. Em geografia estudamos o Planeta da Terra, conhecido como planeta da água, já que sua maior parte é constituída por ela. Em Ciências estudamos os tipos de água doce, salgada, água poluída, e os processos que são feitos para que possa vir a ser tomada. Utilizamos a água também em artes , misturada com a tinta guache para desenhos e em educação física para alguns jogos como encher a garrafa de água mais rapidamente.