PATINHO
“ "Aprendi que o patinho come minhoca e milho, também ele nada."
Rafael Reidel Perin | aluno(a)
“ O meu filho falou que desceu da van e já escutou o patinho fazer quá , quá.
Tailana Ludtke, mãe de Davi Zilio. | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao assistirem o vídeo?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através do Vídeo OS DEZ PATINHOS.
Objetivos
Despertar as capacidades de: pensamento, linguagem, movimento e imaginação.
Comunidade de Aprendizagem
Francisca Sebastiana de Oliveira _ chacareira e Irene Maria da Silva _ artesã
Articulação com o currículo
As atividades desenvolvidas com as crianças revelam o encontro da INFÂNCIA com a ARTE, e este se dá de forma potente, resultando em CRIAÇÃO. Todas as ações contempladas no projeto foram encantadoras e, encantadores eram os semblantes das crianças, que desde a Expedição Investigativa se apaixonaram pelos patinhos. Com o projeto ocorreu a integração entre os Campos de Experiências, garantindo a exploração, o conhecimento, a interação , a criação e a brincadeira. Um dos momentos potencializadores foi o Índice Formativo, onde as crianças perguntaram:
- O patinho só come minhoca?
- O patinho tem uma casa?
- Só existe patinho amarelo?
- Como nasce o patinho?
- O patinho voa?
- O patinho nada?
- O patinho morde?
Logo, para responder estas curiosidades, a Comunidade de Aprendizagem participou do projeto.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O Processo Assemblear ocorreu de forma participativa e democrática, onde as crianças escolheram o tema do projeto.