Valorizando as diferenças
“ Aprendi que todos somos diferentes, assim como o cheiro e as cores das flores, as cores da pele e as pessoas são diferentes. E não importa se é gordo ou magro, tem que ser amigo.
Isadora Luísa Mascarello | aluno(a)
Pergunta Exploratória
As bolhas são todas iguais?
Expedição Investigativa
As crianças foram levadas ao Lago Municipal, com o objetivo de fazerem duas dinâmicas. Na primeira, receberam um solta bolhas de sabão onde puderam perceber que as mesmas eram diferentes quanto ao tamanho e cor. Na segunda dinâmica receberam flores para tocar, visualizar, cheirar e perceber a diversidade nas formas, cores, aromas e sua beleza única.
Objetivos
Reconhecer e valorizar a diversidade humana, apontando aspectos positivos proporcionados pelas diferenças, estimulando a socialização e respeito entre seus semelhantes de forma prazerosa e envolvente.
Comunidade de Aprendizagem
- Exposição de peças de artesanato feitas por duas pessoas da comunidade Senhora: Nadir Mensch e Aurea Francener, que estiveram presentes para contar e demonstrar suas produções, acompanhada de uma roda de chimarrão. Em seguida, ouve um Café Colonial, que é tradicional no município. -Contação da história Menina bonita do laço de fita e apresentação dos alunos envolvidos no projeto com a música Normal é ser diferente para toda a comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Eixo: Conhecimento do ambiente físico, social e cultural\n- Grupos Étnicos: identidade, semelhanças e diferenças entre indivíduos; hábitos culturais ( lazer, alimentação, dança, brincadeiras , artesanato, crenças e ritos) - Noções de temporalidade: ontem, hoje e amanhã enquanto tempo histórico.\nEixo: Identidade e autonomia\n- História da criança: relação de parentesco (pai, mãe, irmãos, tios, avós) \nEixo: Intercomunicação e linguagens - Oralidade; - Registro de ideias, significados (desenhos, tentativa de registro) - Momentos de práticas de leitura de diferentes gêneros: histórias, receita cartaz, músicas.