Classificação: Esporte
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

É brincando que eu aprendo O projeto está contribuindo na coordenação motora ampla e fina. Até o momento o movimento de seu corpo está se desenvolvendo gradativamente, já consegue caminhar sozinho, descer da cama e sofá, se levantar do chão sem precisar de apoio.
Gustavo Heep | responsável
Pergunta Exploratória

Você gosta da brincadeira?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada na sala de aula, as educadoras ofereceram circuito de espuma, caixas de papelão e bola de pilates. Os alunos tiveram liberdade para explorar o material, aos poucos eles foram sendo incentivados a brincarem com os mesmos. Buscamos identificar a reação dos alunos, percebeu-se insegurança e resistência em alguns momentos e houve até, instantes de choro, por parte de alguns.

Objetivos

Estimular os movimentos, proporcionando desafios corporais e espaços amplos para atividades com o corpo, utilizando recursos variados. Buscar um profissional para tratar do assunto e disponibilizar informação aos pais

Comunidade de Aprendizagem

Envio de bilhete informativo sobre estimulação corporal para pais dos alunos, e auxílio na escolha do nome do projeto; Reunião Pedagógica e entrega de cartilha informativa com sugestões de atividades práticas para serem desenvolvidas em casa; Conversa com a fisioterapeuta Débora Scherer e professores no CMEI sobre estimulação corporal;

Articulação com o currículo

Eixo Identidade e Autonomia: conhecimento do próprio corpo: compreensão global do corpo explorando suas partes e funções em diferentes interações; Eixo Corpo e Movimento: movimentos fundamentais: engatinhar, sentar, quadrupedar, levantar, andar, rolar, agarrar, alcançar, soltar, arrastar-se, passar por dentro, deitar-se em diferentes posições; percepção espacial: relação com o próprio corpo, com o corpo do outro e do corpo com o espaço; movimentos corporais em relação: ao espaço físico.


Ficha Técnica
Escola
Centro Municipal de Educação Infantil Cantinho Feliz

Turma
Berçário I - matutino, integral e vespertino

Número de alunos
21

Educadores
Andrea Clarice Zastrow, Angela Cristina Rediess, Barbara Piassi, Luciane Fernanda Keller; Rosane Hoffmann

Estado
Paraná

Município
Quatro Pontes

Cooperativa
SICREDI ALIANÇA PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUATRO PONTES

Apoiadores
Famílias, Vandra Maristela Paetzold, , Paula Schwarz

O projeto é de grande importância para estimular o desenvolvimento corporal dos alunos a partir de atividades e brincadeiras variadas. De início percebemos que alguns alunos estavam inseguros, aos poucos e conforme foram desenvolvidas as atividades eles passaram a conhecer melhor o seu corpo, movimentando-se de forma mais segura.