É brincando que eu aprendo
“ O projeto está contribuindo na coordenação motora ampla e fina. Até o momento o movimento de seu corpo está se desenvolvendo gradativamente, já consegue caminhar sozinho, descer da cama e sofá, se levantar do chão sem precisar de apoio.
Gustavo Heep | responsável
Pergunta Exploratória
Você gosta da brincadeira?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada na sala de aula, as educadoras ofereceram circuito de espuma, caixas de papelão e bola de pilates. Os alunos tiveram liberdade para explorar o material, aos poucos eles foram sendo incentivados a brincarem com os mesmos. Buscamos identificar a reação dos alunos, percebeu-se insegurança e resistência em alguns momentos e houve até, instantes de choro, por parte de alguns.
Objetivos
Estimular os movimentos, proporcionando desafios corporais e espaços amplos para atividades com o corpo, utilizando recursos variados. Buscar um profissional para tratar do assunto e disponibilizar informação aos pais
Comunidade de Aprendizagem
Envio de bilhete informativo sobre estimulação corporal para pais dos alunos, e auxílio na escolha do nome do projeto; Reunião Pedagógica e entrega de cartilha informativa com sugestões de atividades práticas para serem desenvolvidas em casa; Conversa com a fisioterapeuta Débora Scherer e professores no CMEI sobre estimulação corporal;
Articulação com o currículo
Eixo Identidade e Autonomia: conhecimento do próprio corpo: compreensão global do corpo explorando suas partes e funções em diferentes interações; Eixo Corpo e Movimento: movimentos fundamentais: engatinhar, sentar, quadrupedar, levantar, andar, rolar, agarrar, alcançar, soltar, arrastar-se, passar por dentro, deitar-se em diferentes posições; percepção espacial: relação com o próprio corpo, com o corpo do outro e do corpo com o espaço; movimentos corporais em relação: ao espaço físico.