Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
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Projeto

Profissões e Cidadania Eu gostei muito. Ela está cada vez mais inteligente com a ajuda das Educadoras. Vocês professoras estão de parabéns por tudo. Continuem ajudando e cuidando com esse grande amor com as crianças.
Roseli F. Silva de Alcântara | responsável
Pergunta Exploratória

O QUE POSSO APRENDER COM ESSAS PESSOAS?

Expedição Investigativa

A expedição Investigativa foi realizada no dia 17 de Abril de 2018 , no Corpo de Bombeiros de Cianorte-Paraná. O momento foi bem proveitoso onde as crianças buscavam compreender mais sobre a profissão. O soldado mostrou as crianças, todas as acomodações, caminhões, ambulâncias e equipamentos de salvamento e busca. Foi uma expedição que trouxe boas recordações e muito aprendizado sobre a profissão e sua importância.

Objetivos

• Conhecer outras profissões;
• Reconhecer a importância do Trabalho e o motivo pelo qual precisamos trabalhar;
•Descobrir o que é cidadania;
•Conhecer os Direitos das crianças;

Comunidade de Aprendizagem

NO DIA 09 DE AGOSTO DE 2018 RECEBEMOS A VISITA DO SOCORRISTA RADAMHYS ROMERO, QUE NOS TROUXE UM POUCO DE SUA EXPERIÊNCIA EM SUA PROFISSÃO E EXPLICOU PARA AS CRIANÇAS DOS MATERNAIS QUE PARA SALVAR UMA VIDA É PRECISO TER UMA PREPARAÇÃO, ASSIM DEVEMOS TAMBÉM TER CUIDADOS ESPECIAIS E TREINAMENTO PARA PRESTAR OS PRIMEIROS SOCORROS. DETALHOU ALGUNS CUIDADOS COMO O USO DA LUVA PARA NÃO ENTRAR EM CONTATO COM O SANGUE DE OUTRAS PESSOAS, O QUE FAZER EM CASOS DE SUFOCAMENTO INFANTIL ENTRE OUTROS. EM SUA FALA COM AS CRIANÇAS O SOCORRISTA EXPLICOU PARA QUEM LIGAMOS NO CASO DE ESTARMOS EM UMA EMERGÊNCIA, LOGO AS CRIANÇAS RESPONDERAM QUE LIGAMOS PARA O SAMU, E TODOS JUNTAMENTE COM A AJUDA DO SOCORRISTA GRAVAMOS O NÚMERO DO SAMU QUE É 192.

Articulação com o currículo

ÁREA DE CONHECIMENTO: IDENTIDADE E AUTONOMIA

• Comunicação e expressão de seus desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades em brincadeiras e nas atividades cotidianas.
• Reconhecimento progressivo do próprio corpo.
• Identificação progressiva de algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano em situações de interação.
• Realização de pequenas ações cotidianas ao seu alcance para que adquira maior independência.
• Interesse pelas brincadeiras e pela exploração de diferentes brinquedos.
• Participação e interesse em situações que envolvam a relação com o outro.
• Respeito às regras simples de convívio social.


Ficha Técnica
Escola
Centro Municipal de Educação Infantil Criança Feliz

Turma
Maternal II B

Número de alunos
25

Educadores
Adriana de Oliveira Farias / Edilaine Aparecida Pereira

Estado
Paraná

Município
Cianorte

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CIANORTE PIONEIRA

Apoiadores
Gabriela Cristina dos Santos /
Adriana Marques Leão /
Maria Roseli /
Isabel Cristina Bruneti.

Se faz necessário nos dias atuais fortalecer desde pequenos a prática de convivência no dia a dia de nossas crianças, assim através do Programa, podemos incorporar através de atividades, o diálogo e a cooperação, pensando em um desenvolvimento que envolve a comunidade e nossas crianças. O programa nos ajudou muito a trabalhar momentos de cooperação e enriqueceu muito o aprendizado de todos.
Adriana de Oliveira Farias | Professor(a)