PINTANDO O SETE
Pergunta Exploratória
É certo pintar o menino todo colorido assim professora?
Expedição Investigativa
A expedição aconteceu após assistirmos ao filme o menino de todas as cores e pintar o mesmo fizemos uma roda de conversa, falei sobre as cores primárias e as secundárias e das misturas de cores poderíamos ter novas cores, falamos também sobre a importância das cores ao nosso redor de como tudo fica mais bonito colorido. Todas as crianças falaram das cores favoritas que mais gostavam e devido a um questionamento de uma aluna sobre o colega ter pintado o menino com varias cores, falei para eles sobre a pintura de um pintor famoso Romero Britto que adorava essas misturas de cores em suas obras.
Objetivos
Mostrar para os alunos a importância das cores nas pinturas e no meio em que estamos inseridos com diversas formas de comunicar e expressar seus pensamentos e sentimentos por meios de todos os meios artísticos, desenvolvendo nas crianças o seu processo criador.
Comunidade de Aprendizagem
DIREÇÃO DA ESCOLA, PROFESSORES, PAIS E ALUNOS.
Articulação com o currículo
Dentro de todas as linguagens de aprendizagens as atividades foram feitas para as crianças de forma a buscar o lado artístico de cada um, fazendo com que despertasse e tivessem interesse pela beleza das cores. Foram trabalhados pinturas em telas fazendo a releitura de algumas obras do pintor Romero Britto, atividades envolvendo todas as disciplinas desenhos, recortes, colagens, dança e pinturas no muro do parque da escola.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Foi durante a roda de conversas sobre a história do menino que aprontou todas com as cores. Então sugeri o nome do nosso projeto pintando o sete como o menino da história, eles gostaram e todos concordaram.