Os animais
“ Precisamos cuidar bem dos nossos animais e quando adotarmos um animalzinho deve ser pra sempre, até quando ficar velhinho. Não podemos deixar os animais soltos na rua porque eles podem ser atropelados e causar acidentes.
Maria Laura Carvalho Maia | aluno(a)
“ Achei interessante o projeto. Meu filho ficou super empolgado e bem sensibilizado por conhecer a situação em que se encontram os animais nas ruas. Aqui em casa ensinamos a amar e cuidar os animais, mas sabemos que muitas pessoas maltratam os animais. Sendo assim, é bom conscientizar as crianças desde cedo a cuidar dos animais, sabendo que a educação parte de casa e a escola com o projeto vem como reforço.
Isaías Castro de Souza | responsável
Pergunta Exploratória
Como estão sendo tratados os animais do nosso bairro?
Expedição Investigativa
A expedição aconteceu nos arredores da escola onde os alunos ficaram impressionados com a quantidade de animais nas ruas, em especial, cães. Coincidentemente, no dia da expedição uma aluna chegou à sala falando ter visto um gatinho atropelado próximo à escola. Claro que este foi o primeiro lugar a irmos.Realmente lá estava um gatinho atropelado.Aproveitei a situação para iniciar questionamentos do tipo: “ Por que o gatinho foi atropelado? E se ele estivesse dentro do pátio do dono?...” No percurso, os alunos também ficaram surpresos com a quantidade de cães em alguns pátios convivendo harmoniosamente com gatos. Os cães comunitários chamaram bastante a atenção dos alunos, bem como os cavalos soltos próximo à escola. Assim que retornamos para a escola os alunos queriam falar e registrar tudo o que haviam visto na expedição.
Objetivos
Conscientizar os alunos sobre os animais que vivem nas ruas, bem como na nossa casa, percebendo a importância dos cuidados para com os mesmos.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos e familiares
Articulação com o currículo
Leituras, escritas, pesquisas na internet e em livros, cuidados pessoais para o bem-estar e a saúde, cálculos de adição e subtração, contagem e agrupamentos de elementos, registro e socialização de vivências.