Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Os animais Precisamos cuidar bem dos nossos animais e quando adotarmos um animalzinho deve ser pra sempre, até quando ficar velhinho. Não podemos deixar os animais soltos na rua porque eles podem ser atropelados e causar acidentes.
Maria Laura Carvalho Maia | aluno(a)
Achei interessante o projeto. Meu filho ficou super empolgado e bem sensibilizado por conhecer a situação em que se encontram os animais nas ruas. Aqui em casa ensinamos a amar e cuidar os animais, mas sabemos que muitas pessoas maltratam os animais. Sendo assim, é bom conscientizar as crianças desde cedo a cuidar dos animais, sabendo que a educação parte de casa e a escola com o projeto vem como reforço.
Isaías Castro de Souza | responsável
Pergunta Exploratória

Como estão sendo tratados os animais do nosso bairro?

Expedição Investigativa

A expedição aconteceu nos arredores da escola onde os alunos ficaram impressionados com a quantidade de animais nas ruas, em especial, cães. Coincidentemente, no dia da expedição uma aluna chegou à sala falando ter visto um gatinho atropelado próximo à escola. Claro que este foi o primeiro lugar a irmos.Realmente lá estava um gatinho atropelado.Aproveitei a situação para iniciar questionamentos do tipo: “ Por que o gatinho foi atropelado? E se ele estivesse dentro do pátio do dono?...” No percurso, os alunos também ficaram surpresos com a quantidade de cães em alguns pátios convivendo harmoniosamente com gatos. Os cães comunitários chamaram bastante a atenção dos alunos, bem como os cavalos soltos próximo à escola. Assim que retornamos para a escola os alunos queriam falar e registrar tudo o que haviam visto na expedição.

Objetivos

Conscientizar os alunos sobre os animais que vivem nas ruas, bem como na nossa casa, percebendo a importância dos cuidados para com os mesmos.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos e familiares

Articulação com o currículo

Leituras, escritas, pesquisas na internet e em livros, cuidados pessoais para o bem-estar e a saúde, cálculos de adição e subtração, contagem e agrupamentos de elementos, registro e socialização de vivências.


Ficha Técnica
Escola
Escola M.E.F. Octávio Lázaro

Diretor
Liliane Zimmer

Turma
1º ano B

Número de alunos
10

Educadores
Janete Dillmann

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Charqueadas

Cooperativa
SICREDI CENTRO LESTE RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CHARQUEADAS

Apoiadores
Familiares

Assessoria Pedagógica
Nádia Pereira de Lima
Trabalhar com projetos oportuniza uma aprendizagem significativa para os alunos, através de uma visão globalizada com atenção para também resolver problemas do nosso cotidiano. O projeto oportunizou reflexões significativas a cerca de como estavam sendo tratados os animais do bairro e na casa de cada aluno. Foi gratificante ver os alunos empolgados em cada etapa do projeto.
Janete Dillmann | Professor(a)