A Vida Campo e na Cidade
Pergunta Exploratória
Quem mora aqui? O que tem aqui no sítio? Qual a preferência de moradia no campo ou na cidade? Por quê?
Expedição Investigativa
Para a investigação do conhecimento do tema; a construção de perguntas e do território a serem escolhidas as professoras apresentou o clipe de animação musical: Seu Lobato; depois, promoveu roda de conversa sobre as imagens do clipe e lembranças de cenas de vida real, perguntando: Por que não podemos ter um cavalo no fundo do quintal se o meu quintal é grande? cantaram cantigas envolvendo animais; etc. No momento da expedição investigativa, os pais da professora Valquíria responderam: que não há moradores no sítio, pois, é um local utilizado mais para o lazer da família. Em resposta a segunda pergunta, disseram que têm uma pequena criação de gado e para o lazer tem o parquinho e a tirolesa. E para a terceira pergunta disseram que se fosse para escolher entre sítio e cidade certamente preferia morar no sítio, no entanto, moram na cidade, porque precisam trabalhar. Sendo assim, o que mais
Objetivos
Conhecer e identificar os diferentes animais que podem ser domesticados no campo e/ou na cidade.
Diferenciar suas principais características e o meio em que vivem e o som que emitem.
Obter noções básicas a respeito da alimentação e higienização dos ambientes.
Comunidade de Aprendizagem
O proprietário da Chácara Santo Antônio: Odorico Bazanela e sua esposa Cleuza dos Santos Bazanela.
Professora apoiadora: Valquíria Bazanela Mistrela
Uma visitante a Professora aposentada: Maria da Penha Menezes.
Motorista do ônibus o senhor Valter Silva Fialho.
As Professoras e os estudantes das turmas Pré 1B, Pré2 B e o Pré2 C.
O Senhor Odorico aproximou as vacas para que as crianças constatassem o número de pernas e o numera de chifres já que a professora comentou a polêmica que ocorreu na sala de aula.
Articulação com o currículo
De acordo ao Referencial Curricular, as práticas pedagógicas devem promover o conhecimento de si e do mundo, por meio da ampliação de experiências, em contextos significativos: em valores, atitudes de cooperação e solidariedade para a vida em sociedade, com atitudes de cuidado consigo mesmo e com o outro respeitando a individualidade e a diversidade de todos; bem como contribuir com o meio ambiente.