Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
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Projeto

A Vida Campo e na Cidade
Pergunta Exploratória

Quem mora aqui? O que tem aqui no sítio? Qual a preferência de moradia no campo ou na cidade? Por quê?

Expedição Investigativa

Para a investigação do conhecimento do tema, a construção de perguntas e do território a serem escolhidas as professoras apresentou o clipe de animação musical: Seu Lobato; depois, promoveu roda de conversa sobre as imagens do clipe e lembranças de cenas de vida real, perguntando: Por que não podemos ter um cavalo no fundo do quintal se o meu quintal é grande? As crianças realizaram ilustração cantaram cantigas envolvendo animais, etc. No momento da expedição investigativa, as crianças realizaram exploratórias e os pais da professora Valquíria responderam: que não há moradores no sítio, pois, este é um local no qual eles utilizam mais para o lazer da família. Em resposta a segunda pergunta, disseram que que têm uma pequena criação de gado e para o lazer tem o parquinho e a tirolesa. E para responder a terceira pergunta disseram que se fosse para escolher entre sítio e cidade certamente

Objetivos

Conhecer e identificar os diferentes animais que podem ser domesticados no campo e/ou na cidade.
Diferenciar suas principais características e o meio em que vivem e o som que emitem.
Obter noções básicas a respeito da alimentação e higienização dos ambientes.

Comunidade de Aprendizagem

O proprietário da Chácara Santo Antônio: Odorico Bazanela e sua esposa Cleuza dos Santos Bazanela.
Professora apoiadora: Valquíria Bazanela Mistrela
Uma visitante a Professora aposentada: Maria da Penha Menezes.
Motorista do ônibus o senhor Valter Silva Fialho.
As Professoras e os estudantes das turmas Pré 1B, Pré2 B e o Pré2 C.
O Senhor Odorico aproximou as vacas para que as crianças constatassem o número de pernas e o numera de chifres já que a professora comentou a polêmica que ocorreu na sala de aula.

Articulação com o currículo

De acordo ao Referencial Curricular, as práticas pedagógicas devem promover o conhecimento de si e do mundo, por meio da ampliação de experiências, em contextos significativos: em valores, atitudes de cooperação e solidariedade para a vida em sociedade, com atitudes de cuidado consigo mesmo e com o outro respeitando a individualidade e a diversidade de todos; bem como contribuir com o meio ambiente.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Paulo Freire E.I.E.F

Turma
Pré I B

Número de alunos
23

Educadores
Diva Aparecida Louzada Teixeira Lopes
Marta Alves de oliveira da Silva

Estado
Paraná

Município
Tapejara

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TAPEJARA

Apoiadores
Valquíria Bazanela Mistreli

“Na realização desse Projeto, foi possível perceber o interesse dos estudantes pelo tema, pois, se envolveram nas diversas atividades realizadas, bem como, foi gratificante a contribuição do projeto; tanto, quanto para nós como educadoras como para os educandos no desenvolvimento do ensino- aprendizagem” .
Diva Aparecida Louzada Teixeira Lopes e Marta Alves de oliveira da Silva | Professor(a)