“Era uma Vez...”
Pergunta Exploratória
“O que as crianças fazem?” “O que as crianças podem fazer?” “Como será construído o novo saber?”
Expedição Investigativa
A expedição foi realizada na Sala de Vídeo, com a contação de uma história de literatura infantil.
Objetivos
Promover a partir da leitura, a integração e gosto pela literatura nas crianças, dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim o seu conhecimento de mundo, e suas relações com seus pares e comunidade de aprendizagem.
Comunidade de Aprendizagem
Os nossos alunos conheciam algumas histórias infantis e demonstram apreço e preferência por algumas.\nAprender a conhecer novas leituras, dramatizar histórias, fazendo uso de fantoches, dedoches, fantasias, assessórios e outras ferramentas de aprendizagem.
Articulação com o currículo
Rolar, enrolar, girar e torcer (através de uma leitura/música instigante, incentive os alunos a movimentarem-se, crianças nessa fase aprendem imitando);
Leitura no berçário: Maleta da Leitura: Maleta com diversos livros de Literatura Infantil, revezando nas casas dos alunos para que, junto de suas famílias, participem de contação de histórias e confecção de fantoches.
Incentivo à linguagem verbal (fazendo uso de livros de literatura infantil, onde predomine imagens/gravuras, a professora incentiva-os a falar o nome de algum personagem da história);
Ampliar coordenação viso motora;
Máscaras;
Pinturas;
Colagem;
Caixa das cores;
Caixa Musical;
Manuseio de Jornais
Músicas para serem trabalhadas;
1,2,3 Indiozinhos;
A Dona aranha;
Os três porquinhos;
Sítio do Sr. Lobato;
A Barata;
A barata diz que tem;
Sapo Cururu
Lá vem o Pato
Borboletinha tão bonitinha
Tomatinho Vermelho
Chapeuzinho Vermelho
Cinco Patinhos
Pirulito que Bate bate
Nosso
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Numa rodinha de conversa, os alunos ouviram atentamente a recontagem da história, o que mais lhes chamou a atenção na expedição, após realizaram atividades plásticas desse momento, desenhando/cantando.