Classificação: VALORES/HISTÓRIAS DE VIDA
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

HISTÓRIAS DE VIDA E AS DIFERENÇAS Eu gosto de fazer as atividades com a turma, é muito legal. Conversar sobre a vida, fazer pinturas, tudo isso é muito bom. Também estou gostando muito de fazer caminhadas, passeios e principalmente sair pra jantar, por que a gente se diverte e vê coisas diferentes.
Tiago Raquele | aluno(a)
Pergunta Exploratória

OS ALUNOS/USUÁRIOS E FAMÍLIAS POSSUEM AS INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA BUSCAR O PROTAGONISMO DIANTE DAS DIFERENÇAS?

Expedição Investigativa

Após a organização do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, foi explorado com os usuários quais eram os temas e espaços que eles gostariam de conversar e ocupar neste ano. Durante dois meses, usuários e profissionais, realizaram longas conversas e debates acerca dos espaços que a pessoa com deficiência ocupa ou pode ocupar, e como os olhares e frases da sociedade interferem no seu dia a dia e na sua autoestima e autonomia. Assim, chegamos nas “Histórias de Vida e as Diferenças.”

Objetivos

Desenvolver várias ações com os usuários/alunos e famílias da APAE de Ibiraiaras/RS, visando o empoderamento/protagonismo e a melhor qualidade de vida, diante das diferentes histórias de vida.

Comunidade de Aprendizagem

Toda a comunidade escolar (alunos, usuários, familiares, equipe e comunidade).

Articulação com o currículo

As atividades foram desenvolvidas dentro das seguintes áreas:Artes, História, Ciência e Atualidades.


Ficha Técnica
Escola
Escola de Educação Especial Bem-Me-Quer APAE

Diretor
Léia Tatiana Foscharini

Turma
Todas as Turmas da Escola

Número de alunos
30

Educadores
Eloisa B. Barbieiro – Psicóloga\nPatricia Benedetti – Assistente Social \nCibele Camapagnaro – Professora/Orientadora Social

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ibiraiaras

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO IBIRAIARAS

Apoiadores
Prefeitura Municipal, Programa A União Faz a Vida e comunidade.

Assessoria Pedagógica
Professora Lisiane Borges da Silva
Através do diálogo, dinâmicas percebeu-se que ao se falar de vida e diferenças, os usuários despertavam um grande interesse no assunto e um “estranhamento” do mesmo. Desta forma, quando optado por este tema, iniciamos um trabalho de se autoconhecer, buscando então dinâmicas, oficinas que tragam ao contexto do grupo histórias de vida e as diferenças. Em atividades semanais, seguindo um cronograma, começamos a buscar atividades relacionadas à Arte terapia, ás quais possibilitam durante sua realização que se observe sobre os temas. O diálogo, exemplos do dia a dia é o ponto forte do nosso trabalho. Também inserimos a música à nossa rotina. Podemos ver o resultado positivo do tema escolhido. Os usuários apresentam um ganho considerável em autonomia, empoderamento e uma segurança em seus atos e falas. Temos a certeza de que estamos atingindo o objetivo.
Cibele Camapagnaro | Professor(a)