PAISAGISMO NA ESCOLA – BELEZA, SAÚDE E SABOR
“ Nosso projeto trouxe muitas ideias legais e está tornando o espaço da escola mais bonito e divertido. O mais legal é o sorriso no rosto de cada um de nós, seja na hora de construir ou de brincar.
Alunos do 8º ano | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Como tornar a escola mais atrativa, embelezando o seu entorno?
Expedição Investigativa
Partindo dos questionamentos dos alunos de como poderíamos utilizar melhor os espaços da escola, decidimos estudar os espaços ociosos existentes na escola e ver de que forma eles poderiam ser replanejados.
Objetivos
Transformar em espaços bonitos e agradáveis áreas não muito utilizadas, integrando várias fontes e recursos de aprendizagem, através da observação e pesquisa em torno das plantas, ressaltando as diversas utilidades dessas;
Comunidade de Aprendizagem
Serão envolvidos alunos, professores, funcionários, pais, pessoal da Secretaria do Meio Ambiente e Obras, através de trabalho com a terra, construção de canteiros, plantio de mudas, pintura de pneus, mão de obra de calçadas e trabalhos mais pesados.
Articulação com o currículo
-Trabalhar o feio e o belo. Fotografar e modificar os espaços da Escola través de desenho; -Organizar junto a Horta Escolar, um espaço para ervas e temperos, bem como o relógio do corpo humano; -Despertar o interesse dos alunos para o cultivo das plantas e o conhecimento do processo de germinação; -Utilizar instrumentos e técnicas de reciclagem (pneus, pets e páletes), reaproveitando e transformando materiais; -Valorizar o saber popular, a produção agrícola e o trabalho rural; -Transformar os espaços ociosos da Escola em ambientes onde os alunos possam conhecer o valor do embelezamento; -Noções de medidas e arquitetura para a construção de bancos, pergolado, caminhos, casa na árvore, escorregador, tirolesa... -Envolver alunos, professores e a comunidade escolar com questões ambientais e incentivar a participação cidadã na defesa do meio ambiente local com enfoque na melhoria da qualidade de vida e embelezamento do ambiente escolar; - Trabalhar a interdisciplinaridade;