Super Leitores
Pergunta Exploratória
Quais livros me chamam mais a atenção?”
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu na Biblioteca Pública Municipal. Desde pequena, a criança escuta histórias narradas por sua mãe, seu pai ou seus familiares mais próximos. Ao ingressar na escola, também passa a ouvir histórias contadas por seus professores. Em nossa sala de aula temos a árvore da leitura e também a sala de leitura em nossa escola, espaços estes já explorados pelos alunos. O próximo passo foi conhecer a Biblioteca Pública Municipal, onde tínhamos o intuito de responder ao seguinte questionamento: “Quais livros me chamam mais a atenção?” Os contos de fadas, as fábulas, as histórias bíblicas, os poemas, as anedotas ou até as histórias inventadas carregam o poder de encantar e deslumbrar a todos os que os ouvem. Por meio desta visita, tivemos a oportunidade de conhecer uma grande variedade de universos, sejam eles de princesas e príncipes, reinos encantados, bruxas, dinos
Objetivos
O objetivo deste projeto é desenvolver momentos onde os alunos e sua professora terão acesso ao mundo da literatura in-fantil, propiciando assim, de forma lúdica e dinâmica, experiências diversificadas, estimulando o gosto pela leitura, enriquecendo a criatividade, o imaginário e o conhecimento.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos e professora
Articulação com o currículo
Leitura de contos de fadas e histórias infantis;
Apreciação da leitura feita pela professora;
Fazer rodinha com as crianças para discutir, trocar ideias sobre fatos e acontecimentos da história que acabou de ser contada;
Reconhecer títulos de histórias e nomes de alguns personagens;
Trabalhar as emoções que as histórias transmitem por meio de dramatizações;
Atividades diversas como: pintura, desenho, recorte, colagem, confecção de fantoches (personagem das histórias contadas), dobradura e outros;
Dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens;
Listar oralmente as histórias preferidas;
Leitura individual;Leitura em grupo;Leitura silenciosa;
Descrição de cenários e personagens;
Continuar a história a partir de um ponto estabelecido pela professora;Elaborar um novo final, diferente do original;Confecção de livro;
Pastinha da leitura
Maleta Viajante
Será convidado um autor de livros infantis santa-mariense para conversar com os alunos.