Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
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Projeto

Super Leitores
Pergunta Exploratória

Quais livros me chamam mais a atenção?”

Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu na Biblioteca Pública Municipal. Desde pequena, a criança escuta histórias narradas por sua mãe, seu pai ou seus familiares mais próximos. Ao ingressar na escola, também passa a ouvir histórias contadas por seus professores. Em nossa sala de aula temos a árvore da leitura e também a sala de leitura em nossa escola, espaços estes já explorados pelos alunos. O próximo passo foi conhecer a Biblioteca Pública Municipal, onde tínhamos o intuito de responder ao seguinte questionamento: “Quais livros me chamam mais a atenção?” Os contos de fadas, as fábulas, as histórias bíblicas, os poemas, as anedotas ou até as histórias inventadas carregam o poder de encantar e deslumbrar a todos os que os ouvem. Por meio desta visita, tivemos a oportunidade de conhecer uma grande variedade de universos, sejam eles de princesas e príncipes, reinos encantados, bruxas, dinos

Objetivos

O objetivo deste projeto é desenvolver momentos onde os alunos e sua professora terão acesso ao mundo da literatura in-fantil, propiciando assim, de forma lúdica e dinâmica, experiências diversificadas, estimulando o gosto pela leitura, enriquecendo a criatividade, o imaginário e o conhecimento.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos e professora

Articulação com o currículo

Leitura de contos de fadas e histórias infantis;
Apreciação da leitura feita pela professora;
Fazer rodinha com as crianças para discutir, trocar ideias sobre fatos e acontecimentos da história que acabou de ser contada;
Reconhecer títulos de histórias e nomes de alguns personagens;
Trabalhar as emoções que as histórias transmitem por meio de dramatizações;
Atividades diversas como: pintura, desenho, recorte, colagem, confecção de fantoches (personagem das histórias contadas), dobradura e outros;
Dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens;
Listar oralmente as histórias preferidas;
Leitura individual;Leitura em grupo;Leitura silenciosa;
Descrição de cenários e personagens;
Continuar a história a partir de um ponto estabelecido pela professora;Elaborar um novo final, diferente do original;Confecção de livro;
Pastinha da leitura
Maleta Viajante
Será convidado um autor de livros infantis santa-mariense para conversar com os alunos.


Ficha Técnica
Escola
E.M.E.F Dom Luiz Victor Sartori

Diretor
Maria Edelweis Palma da Costa

Turma
Educação Infantil Nível B

Número de alunos
18

Educadores
Rosemara Leila Finger Glanzel

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Santa Maria

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SANTA MARIA

Apoiadores
Monitores

Assessoria Pedagógica
Leticia Concatto Machado
Espera-se, ao final do projeto, que os alunos desenvolvam o gosto e o prazer pela leitura, tornando-a um hábito saudável e necessário a sua vida. Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental no desenvolvimento do ser humano, e que a escola possui um papel importante no desenvolvimento do hábito da leitura, julgou-se relevante o desenvolvimento do presente projeto. A leitura é uma atividade permanente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo e treinada em várias formas. Lê-se para entender e conhecer, para sonhar, viajar na imaginação, por prazer ou curiosidade, lê-se para questionar e resolver problemas. O indivíduo que lê participa de forma efetiva na construção e reconstrução da sociedade e de si mesmo, enquanto ser humano na sua totalidade. Toda criança que lê e tem acesso a livros tem maior facilidade em aprender e conhecer o mundo. A leitura facilita
Rosemara Leila Glanzel | Professor(a)