Classificação: Educação Financeira
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Orçamento Familiar Poupar é Realizar È muito importante a gente saber como cuidar do dinheiro, porque só assim conseguiremos realizar nossos sonhos. E também cuidar de nossa família.
Maria Fernanda | aluno(a)
O projeto auxiliou na educação financeira, pois meu filho esta mais atento no que consumimos e como consumimos.
Andreia | responsável
Pergunta Exploratória

Como devemos poupar para realizar os nossos sonhos futuros.

Expedição Investigativa

Visita na Agencia Sicredi Tapejara, com palestra explicativa, das funções e como é importante guardar uma parte do dinheiro mensal para a realização dos sonhos. Qual a importância de se ter um fundo de reserva? È como um incentivo inicial! Cada criança recebeu um cofrinho e com ele R$ 2,00 reais e a partir daí vamos trabalhar a consciência de poupar, para que ao final obtenhamos o resultado desejado que é o lucro de cada um.

Objetivos

• Identificar as necessidades básicas de consumo.
• Promover o empoderamento financeiro familiar.
• Incluir as crianças no orçamento familiar.
• Estimular o controle de gastos e fazer uso consciente do dinheiro
• Apresentar planilhas de receitas e despesas.
• Elucidar situações econômicas para que reflitam em menor desgaste familiar e pessoal
• Abordar estatuto do consumo para conhecerem direitos e deveres.

Comunidade de Aprendizagem

Nosso enfoque foi inserir a família como a principal comunidade de aprendizagem, fazendo com que as crianças levassem para casa todos os questionamentos em forma de pesquisas e retornando com suas falas, de modo que os pais tenham um tempinho para este circulo de conversa familiar.

Articulação com o currículo

Trabalhamos a pedagogia ativa como base de ensino, personalizando nas atividades sempre, o protagonismo infantil como princípio básico do processo de ensino e aprendizagem, elevando de modo categórico todos os níveis possíveis de passos para que as crianças não só absorvam o conteúdo, mas sim repassem a família os conhecimentos, e executem todos os ensinamentos em ações efetivas em suas famílias, fazendo assim o percurso de desenvolvimento ativo social, assumindo seu papel na sociedade como cidadão critico, evolutivo e flexível ao meio em que vive e principalmente aos diferentes meios. Efetivando assim de modo positivo o chamado “sair dos muros da escola”, com eficácia.


Ficha Técnica
Escola
Escola municipal Paulo Freire

Turma
5º A

Número de alunos
28

Educadores
Juliana Perseguini

Estado
Paraná

Município
Tapejara

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TAPEJARA

Apoiadores
Sriced

Transformar conhecimento técnico em evolução social, nos remete a quão importante é a responsabilidade social, e como somos exemplos para nossos alunos, é gratificante ver a evolução de cada um, analisando seus passos com qualidade de vida e conhecimento social.
Cada criança carrega consigo uma pagina em branco, que somente com conhecimento serão escritas.
Não podemos, ainda mudar o mundo, mas podemos certamente melhorar as pessoas.
Eu escolhi começar pelas crianças.
Juliana Perseguini | Professor(a)