Orçamento Familiar Poupar é Realizar
“ È muito importante a gente saber como cuidar do dinheiro, porque só assim conseguiremos realizar nossos sonhos. E também cuidar de nossa família.
Maria Fernanda | aluno(a)
“ O projeto auxiliou na educação financeira, pois meu filho esta mais atento no que consumimos e como consumimos.
Andreia | responsável
Pergunta Exploratória
Como devemos poupar para realizar os nossos sonhos futuros.
Expedição Investigativa
Visita na Agencia Sicredi Tapejara, com palestra explicativa, das funções e como é importante guardar uma parte do dinheiro mensal para a realização dos sonhos. Qual a importância de se ter um fundo de reserva? È como um incentivo inicial! Cada criança recebeu um cofrinho e com ele R$ 2,00 reais e a partir daí vamos trabalhar a consciência de poupar, para que ao final obtenhamos o resultado desejado que é o lucro de cada um.
Objetivos
• Identificar as necessidades básicas de consumo.
• Promover o empoderamento financeiro familiar.
• Incluir as crianças no orçamento familiar.
• Estimular o controle de gastos e fazer uso consciente do dinheiro
• Apresentar planilhas de receitas e despesas.
• Elucidar situações econômicas para que reflitam em menor desgaste familiar e pessoal
• Abordar estatuto do consumo para conhecerem direitos e deveres.
Comunidade de Aprendizagem
Nosso enfoque foi inserir a família como a principal comunidade de aprendizagem, fazendo com que as crianças levassem para casa todos os questionamentos em forma de pesquisas e retornando com suas falas, de modo que os pais tenham um tempinho para este circulo de conversa familiar.
Articulação com o currículo
Trabalhamos a pedagogia ativa como base de ensino, personalizando nas atividades sempre, o protagonismo infantil como princípio básico do processo de ensino e aprendizagem, elevando de modo categórico todos os níveis possíveis de passos para que as crianças não só absorvam o conteúdo, mas sim repassem a família os conhecimentos, e executem todos os ensinamentos em ações efetivas em suas famílias, fazendo assim o percurso de desenvolvimento ativo social, assumindo seu papel na sociedade como cidadão critico, evolutivo e flexível ao meio em que vive e principalmente aos diferentes meios. Efetivando assim de modo positivo o chamado “sair dos muros da escola”, com eficácia.