Classificação: Saúde
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Alimentação saudável e nutritiva. Eu adorei participar deste projeto, pois além de aprender todas as vitaminas, doenças, etc; o projeto é interessante e muito educativo, para nos ajudar a sermos mais saudáveis e termos uma alimentação saudável e balanceada.
Dhyovana Nayara Nascimento | aluno(a)
O Adrian gostou muito do projeto, ele sabe que a alimentação tem que ser muito saudável, que ele tem que comer frutas, verduras, legumes, arroz e feijão (e poucos doces), alimentos saudáveis para a saúde.
Letícia Amaro (mãe do aluno Adrian) | responsável
Pergunta Exploratória

O que você gosta de comer?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa se deu, devido ao tempo, na própria sala de aula, onde foi convidada para dar uma palestra a nutricionista auxiliar do município e a mesma então iniciou a sua fala perguntando o que as crianças comiam, se elas sabiam o que era uma alimentação saudável, e quais os males que certos tipos de alimentos podem causar ao nosso organismo.

Objetivos

- Identificar os grupos alimentares que fazem parte de uma alimentação saudável e equilibrada;
- Levar os alunos a conhecer seus próprios hábitos alimentares;
- Desenvolver consciência crítica a respeito de hábitos alimentares.

Comunidade de Aprendizagem

No dia 23 de outubro, aconteceu uma palestra com o nutricionista Celso sobre “10 passos para uma alimentação saudável”, onde ele explicou alguns pontos fundamentais para uma boa alimentação e a manutenção de uma boa saúde.
Esclareceu sobre se evitar alimentos industrializados como sorvetes, carnes processadas como mortadelas e linguiças, e de se dar preferência por frutas e verduras, ao invés de chips e bolachas recheadas, e de se tomar bastante água.
Os alunos se mostraram bastante atentos e participativos.

Articulação com o currículo

A metodologia a ser utilizada será a pesquisa e leitura de diferentes textos informativos, vídeos que abordem as questões propostas pelos alunos, e englobando as disciplinas de Ciências, Língua Portuguesa.

Língua portuguesa:
- Leitura de textos diferenciados abordando aos questionamentos dos alunos;
- Assistir a vídeos que sejam interessantes e venham a enriquecer o aprendizado sobre o tema;
- Levar os alunos a um debate sobre os benefícios e malefícios de uma alimentação saudável ou inadequada, levando o aluno a um posicionamento crítico diante dos dados e informações apresentadas.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Paulo Freire

Turma
5º ano B

Número de alunos
30

Educadores
Bárbara dos Santos Barbosa Ribeiro

Estado
Paraná

Município
Jaguapitã

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO JAGUAPITÃ

Apoiadores
Rosimeire Simeoni (coordenadora); Celso Hideki (nutricionista).

Eu enquanto professora, achei interessante trabalhar com a proposta de trazer um projeto para a sala de aula pois, além de enriquecer o aprendizado, torna o conhecimento mais atrativo. É uma pena que devido à grande quantidade de conteúdos a serem trabalhados no 5º ano o tempo acabe sendo curto para trabalhar o projeto.
Bárbara dos Santos Barbosa Ribeiro | Professor(a)