Alimentação saudável e nutritiva.
“ Eu adorei participar deste projeto, pois além de aprender todas as vitaminas, doenças, etc; o projeto é interessante e muito educativo, para nos ajudar a sermos mais saudáveis e termos uma alimentação saudável e balanceada.
Dhyovana Nayara Nascimento | aluno(a)
“ O Adrian gostou muito do projeto, ele sabe que a alimentação tem que ser muito saudável, que ele tem que comer frutas, verduras, legumes, arroz e feijão (e poucos doces), alimentos saudáveis para a saúde.
Letícia Amaro (mãe do aluno Adrian) | responsável
Pergunta Exploratória
O que você gosta de comer?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa se deu, devido ao tempo, na própria sala de aula, onde foi convidada para dar uma palestra a nutricionista auxiliar do município e a mesma então iniciou a sua fala perguntando o que as crianças comiam, se elas sabiam o que era uma alimentação saudável, e quais os males que certos tipos de alimentos podem causar ao nosso organismo.
Objetivos
- Identificar os grupos alimentares que fazem parte de uma alimentação saudável e equilibrada;
- Levar os alunos a conhecer seus próprios hábitos alimentares;
- Desenvolver consciência crítica a respeito de hábitos alimentares.
Comunidade de Aprendizagem
No dia 23 de outubro, aconteceu uma palestra com o nutricionista Celso sobre “10 passos para uma alimentação saudável”, onde ele explicou alguns pontos fundamentais para uma boa alimentação e a manutenção de uma boa saúde.
Esclareceu sobre se evitar alimentos industrializados como sorvetes, carnes processadas como mortadelas e linguiças, e de se dar preferência por frutas e verduras, ao invés de chips e bolachas recheadas, e de se tomar bastante água.
Os alunos se mostraram bastante atentos e participativos.
Articulação com o currículo
A metodologia a ser utilizada será a pesquisa e leitura de diferentes textos informativos, vídeos que abordem as questões propostas pelos alunos, e englobando as disciplinas de Ciências, Língua Portuguesa.
Língua portuguesa:
- Leitura de textos diferenciados abordando aos questionamentos dos alunos;
- Assistir a vídeos que sejam interessantes e venham a enriquecer o aprendizado sobre o tema;
- Levar os alunos a um debate sobre os benefícios e malefícios de uma alimentação saudável ou inadequada, levando o aluno a um posicionamento crítico diante dos dados e informações apresentadas.