Alimentação Saudável
“ Bom, eu aprendi que temos que comer coisas saudáveis para não ter obesidade e outros problemas de saúde. Eu aprendi também que temos que comer pouco, não comer muita comida.
Rafael William de Lima | aluno(a)
“ O projeto está sendo bem proveitoso, pois fazer uma alimentação bem adequada ajuda eles a se previnir de doenças crônicas futuras e a ajudar outras pessoas.
Ana Paula (mãe do aluno Miguel) | responsável
Pergunta Exploratória
Quais são os alimentos saudáveis para a nossa saúde?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa se deu, devido ao tempo, na própria sala de aula, onde foi convidada para dar uma palestra a nutricionista auxiliar do município e a mesma então iniciou a sua fala perguntando o que as crianças comiam, se elas sabiam o que era uma alimentação saudável, e quais os males que certos tipos de alimentos podem causar ao nosso organismo.
Objetivos
- Instigar a reflexão sobre a necessidade de se buscar uma alimentação saudável;
- Conhecer e buscar adquirir hábitos alimentares saudáveis visando combater o aumento de casos de obesidade infantil e a prevenção de doenças;
- Conhecer as vitaminas e nutrientes necessários para o bom desenvolvimento do corpo humano.
Comunidade de Aprendizagem
No dia 23 de outubro, aconteceu uma palestra com o nutricionista Celso sobre “10 passos para uma alimentação saudável”, onde ele explicou alguns pontos fundamentais para uma boa alimentação e a manutenção de uma boa saúde.
Esclareceu sobre se evitar alimentos industrializados como sorvetes, carnes processadas como mortadelas e linguiças, e de se dar preferência por frutas e verduras, ao invés de chips e bolachas recheadas, e de se tomar bastante água.
Os alunos se mostraram bastante atentos e participativos.
Articulação com o currículo
A metodologia a ser utilizada será a pesquisa e leitura de diferentes textos informativos, vídeos que abordem as questões propostas pelos alunos, e englobando as disciplinas de Ciências, Língua Portuguesa.
Língua Portuguesa e Ciências:
- Leitura de textos diferenciados abordando aos questionamentos dos alunos;
- Assistir a vídeos que sejam interessantes e venham a enriquecer o aprendizado sobre o tema.
- Levar os alunos a um debate sobre os benefícios e malefícios de uma alimentação saudável ou inadequada, levando o aluno a um posicionamento crítico diante dos dados e informações apresentadas.