Classificação: Linguagem
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Falar bem para se dar bem! A oficina foi muito boa com vários ensinamentos que nos ajudarão para o futuro, conhecimentos educativos que nós usamos em nossa vida adulta e profissional. Aprendemos como se apresentar em público, como apresentar trabalhos em sala de aula, o que vem ajudando no desenvolvimento de atividades em todas as disciplinas. Também aprendemos como sentar-se em uma entrevista para emprego. O curso de oratória foi de fundamental importância para nós.
Alicia Delanora | aluno(a)
Pergunta Exploratória

O que preciso saber para falar bem? O que esse ambiente me sugere?

Expedição Investigativa

Centro Cultural 5 de Novembro, Sala de Leitura da Escola.

Objetivos

Aprimorar com os alunos a prática de fala em público, reduzindo os bloqueios que impedem a comunicação com desenvoltura.\nOportunizar aos alunos a prática de fala com desinibição.\nConhecer as principais técnicas de fala, como o domínio do conteúdo, postura e emprego de recursos técnicos.

Comunidade de Aprendizagem

Professores e prof. Lenir Antonio Hannecker

Articulação com o currículo

Leitura, técnicas de fala, domínio de conteúdo, níveis de linguagem, administrando os medos, uso da voz, postura, uso de recursos de apoio, correção de linguagem, gestão das emoções, situações de fala do cotidiano, improviso, treinamento prático de fala.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENS FUND JOÃO ANTONIO DE COL

Turma
7º ao 9º Anos

Número de alunos
65

Educadores
Roselei Perin, Neila Cecconello, Erenice Klaus, Silvania Astolfi, Iovana Bernieri, Celiane Mesadri, Nádia Pires, Vanessa Gobbo

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Sertão

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SERTAO

Apoiadores
Prefeitura Municipal de Sertão

O projeto de Oralidade contribuiu muito para aprimorar a oralidade, reforçando a capacidade de argumentação de exercício da fala, bem como a forma correta de postar-se diante do público em situações comunicativas formais. Esta prática pedagógica serve para preparar nossos alunos para experiências futuras pois aos poucos vão superando a timidez e sentindo-se mais seguros ao depararem-se com um público ouvinte.