Classificação: Linguagem
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Falar bem para se dar bem! A oficina foi muito boa com vários ensinamentos que nos ajudarão para o futuro. São conhecimentos educativos que usaremos em nossa vida adulta e profissional. Aprendemos como se apresentar em público, como apresentar trabalhos em sala de aula, o que vem ajudando no desenvolvimento de atividades orais em todas as disciplinas. Também aprendemos como sentar-se em uma entrevista de emprego. O curso de oratória foi de fundamental importância para nós.
Aluno | aluno(a)
Pergunta Exploratória

O que preciso saber e treinar para falar bem em público? O que esse ambiente pode me ajudar?

Expedição Investigativa

Centro Cultural 5 de Novembro de Sertão, Sala de leitura da escola, Praça Central de Sertão

Objetivos

Aprimorar com os alunos a prática de fala em público, reduzindo os bloqueios que impedem a comunicação com desenvoltura.\nOportunizar aos alunos a prática de fala com desinibição.\nConhecer as principais técnicas de fala, como o domínio do conteúdo, postura e emprego de recursos técnicos.

Comunidade de Aprendizagem

Professores, prof. Lenir Antonio Hannecker

Articulação com o currículo

Técnicas de oratória, domínio de conteúdo, níveis de linguagem, administrando os medos, uso da voz, postura, uso de recursos de apoio, correção de linguagem, gestão das emoções, situações de fala do cotidiano, improviso, treinamento prático de fala, uso de power point e outros recursos.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENS FUND JOÃO ANTONIO DE COL

Turma
7º, 8º e 9º Anos

Número de alunos
65

Educadores
Roselei Graef Perin, Nádia Pires, Tárcia Lang, Valdirene Fogolari, Erenice Klaus, Marialva Cecconello, Neila Cecconello

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Sertão

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SERTAO

Apoiadores
Prefeitura Municipal de Sertão

O projeto de Oralidade contribuiu muito para aprimorar a oralidade reforçando a capacidade de argumentação, de exercício da fala, bem como a forma correta de postar-se diante do público em situações comunicativas formais. Esta prática pedagógica serve para preparar nossos alunos para experiências futuras pois aos poucos vão perdendo a timidez e sentido-se mais seguros ao depararem-se com um público ouvinte.