Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Vida Saudável, Vida Feliz, do campo à cidade Nós alunos, do terceiro ano A e B, fomos no Instituto Federal de Ibirubá. Lá fomos recebidos pela professora renata e seus alunos estagiários. Assistimos uma palestrinha sobre as abelhas. Ela falou que as abelhas com ferrão são as Apis e as sem ferrão são as meliponíneas. Uma estagiária usou um macacão para mostrar como se pega o mel das abelhas Apis. Ele é branco porque as abelhas só enxergam a cor ultravioleta e a cor azul. Depois a aluna Naomi mostrou para nós o lugar onde a abelha rainha bota os ovos, nas ceras maiores nascem os zangões e nas pequenas as abelhas operárias. A abelha operária vive 42 dias, os zangões vivem 18 dias e a rainha vive 5 anos. O zangão tem 18 mm. Foi muito legal, tudo o que vimos e o que conhecemos.
Antonella Serratti Konrad | aluno(a)
Existem projetos que vem para acrescentar na vida das crianças. O “Projeto do União Faz a Vida”, com certeza veio para agregar o conhecimento e crescimento das nossas crianças. Fiquei muito feliz em poder fazer parte deste projeto com a visita dos alunos do terceiro ano, que é a turma do meu filho aqui na nossa propriedade, conhecer um pouquinho da nossa rotina, ver o quanto é bom viver em meio à natureza e de tudo que nos faz bem. Foi um dia muito especial tanto para nós, quanto para as crianças. Viram os animais, as plantas, conheceram nossas abelhas, puderam ver um pouco dos meios de transporte de antigamente, como por exemplo a carroça e várias outras coisas antigas. Tudo isto é algo que nós gostamos, por isso mantemos preservado na nossa propriedade. Desta maneira acredito que as crianças vão pegando o gosto pelas coisas, ficando interessados em aprender e descobrir mais.
Delamari Finger | responsável
Pergunta Exploratória

O que eu gostei neste lugar e quero aprender mais

Expedição Investigativa

Visitar a propriedade rural de Delamari e Valdir Finger

Objetivos

Visitar, e investigar uma propriedade rural; Conhecer o Instituto Federal de Ibirubá; Visitar o Museu Municipal de Selbach; Conhecer a Pastoral da Saúde; Integrar ao projeto o currículo escolar; Integrar a família e comunidade escolar no projeto

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, pais, familiares, professores, funcionários, comunidade escolar

Articulação com o currículo

Estudo dos animais e plantas; Plantas medicinais x saúde; Meio ambiente; Coleta e reciclagem do lixo; Alimentação Saudável; Vida do Campo e vida da Cidade; Meios de Transporte atuais e antigos; Meios de Comunicação atuais e antigos; Recreação e Esportes; Relações Familiares e Valores;


Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Médio Adão Seger

Turma
3º ano A

Número de alunos
17

Educadores
Marta Adriana Prediger Godoy e Raquel Schneider

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Selbach

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SELBACH

Apoiadores
Sicredi\Prefeitura Municipal de Selbach\Instituto Federal de Ibirubá

Assessoria Pedagógica
Greta Consultoria
O projeto desenvolvido foi maravilhoso. Conseguimos integrar o currículo no projeto, desenvolver muitas atividades interessantes e que despertaram o interesse e a participação não apenas dos alunos, mas também das famílias. O envolvimento de todos foi visível. Foi muito bom!
Marta Adriana Prediger Godoy | Professor(a)

Repercussão na mídia

Escola Adão Seger Visita o IFRS – Campus Ibirubá\No mês de outubro, as turmas dos Terceiros Anos do Ensino Fundamental, das professoras Marta Adriana Prediger Godoy e Raquel Schneider, desenvolveram com seus alunos mais uma atividade inserida no Projeto: “Vida Saudável, Vida Feliz do campo a Cidade”, integrada ao PUFV. As turmas fizeram uma visita junto ao IFRS – Campus Ibirubá, para conhecer melhor o funcionamento dos apiários e meliponários. Os alunos foram recebidos pela zootecnista professora Renata e os alunos bolsistas, Gustavo, Naomi e Tamara que organizaram em uma sala de aula, todo material necessário para fazer uma belíssima explanação e interação junto aos alunos. Já havia um conhecimento prévio dos alunos em relação a criação de abelhas, visto que este assunto já tinha sido investigado por eles, na oportunidade que realizaram a expedição investigativa realizada na propriedade de Delamari e Valdir Finger, pais do aluno Henry.