A Construção do Mundo Através dos Cinco Sentidos
“ Percebo o quanto minha filha já trabalha com a coordenação motora como, por exemplo: pegar o copo com umas das mãos, comer sozinha; esta se comunicando melhor; entende melhor o que a gente conversa; já sabe o que gosta ou não de comer e beber. Busca os brinquedos que gosta, que pedimos a ela, ela guarda; conhece alguns animais pelo som que emitem.
Juliana Magon Fukumoto (mãe da aluna Clara Fukumoto de Carvalho) | responsável
Pergunta Exploratória
O que aconteceu aqui?
Expedição Investigativa
No dia 13/09/2018 aconteceu à primeira parte da expedição investigativa, na qual as crianças foram expostas e diversas situações que estimularam seus cinco sentidos. Para tanto, confeccionamos um tapete sensorial, e um ambiente com estímulos visuais, auditivos para que as crianças pudessem tocar e sentir as sensações.
Iniciamos a expedição investigativa com um tapete sensorial, no qual as crianças foram expostas, uma a uma, as sensações de: macio, áspero, ondulado, liso, etc.
Na sequência, as crianças brincaram com instrumentos musicais, a fim de explorar a audição. No mesmo dia, levamos as crianças descalças para um passeio na grama, a fim explorar o sentido do tato, por meio do contato com a grama. A segunda etapa da expedição investigativa exploraram o tato, o paladar e olfato através de algumas situações.
Objetivos
• Incentivar a exploração do meio à sua volta através dos órgãos dos sentidos;
• Desenvolver o autoconhecimento através dos seus próprios sentidos;
• Estimular o desenvolvimento da criança por meio de sensações e percepções cotidianas;
• Identificar os diferentes órgãos do sentido, bem como sua utilidade e sensações;
• Aprender sobre cores, sabores, barulhos, cheiros;
• Identificar individualmente na criança qual o órgão do sentido que mais lhe produz desejo de compartilhamento com seu próximo;
• Despertar na criança o desejo de novas descobertas do seu mundo circundante;
• Promover a socialização das crianças;
Comunidade de Aprendizagem
No dia 29 de outubro de 2018, recebemos na sala de atividades, um convidado especial chamado Vitor de 15 anos de idade, que nos prestigiou com uma linda apresentação de violão. Assim sendo, esta etapa do projeto buscou responder a pergunta do índice formativo, sobre o sentido da audição: De onde vem o som que ouvimos? As crianças adoram ouvir o som do violão e ajudaram a cantar algumas músicas infantis, enquanto o Vitor tocava o violão.
Articulação com o currículo
Engloba os eixos natureza e sociedade, identidade e autonomia, linguagem oral e escrita, artes visuais e o movimento, nos quais abordam a importância do conhecimento de si e do mundo, por meio de experiências sensoriais, expressivas e corporais. Para tanto, trabalharemos uma atividade de registro de pintura e colagem, na qual as crianças deverão pintar a figura de uma boca com tinta guache e depois colar alguns recortes de alimentos dentro da imagem pintada.