Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Aprendendo com os animais Gostei do YAK porque da leite cor de rosa.(JOÃO)\nEu gostei do XEXÉU porque é uma ave bonita, mas tem um grito muito feio.(Vitória)
João e Vitória | aluno(a)
Agradecer pela brilhante iniciativa de fazer trabalhos com os alunos sobre os animais, no qual eles vão aprendendo como cada animal vive no seu habitat e como ele se alimenta. Isso incentiva os alunos a cuidar dos animais.
Rosani Bode Karpinski | responsável
Pergunta Exploratória

O que existe nesse espaço?

Expedição Investigativa

Visitamos uma propriedade próxima da nossa escola no dia 20-03-2018, onde observamos a organização da propriedade e a maneira de manter a família em uma pequena área de terra. Onde se tem uma horta com cultivo de vários tipos de hortaliças, uma organizada bacia leiteira e também uma diversidade de animais que servem para o consumo e fonte de renda para manter a família.\nApós a visita retornamos para a sala de aula, onde realizamos uma roda de conversa sobre os assuntos que despertaram maior interesse dos alunos durante a visita a propriedade, posteriormente montamos o mapa da expedição investigativa.

Objetivos

Desenvolver atividades lúdicas que possibilitem aprender sobre os animais, bem como aprender a ler e escrever.

Comunidade de Aprendizagem

Rosane Bode karpinski

Articulação com o currículo

PORTUGUÊS\n•Identificar as vogais e os encontros vocálicos;\n•Cópia e leitura dos encontros vocálicos.\nMATEMÁTICA\n•Identificar números 0 a 10.\n ARTE\nModelagem \nPORTUGUÊS\n•Identificar as letras do alfabeto e suas respectivas famílias silábicas;\n•Copiar e ler palavras, frases e pequenos textos; separar silabas, formar palavras e ler.\nMATEMÁTICA\n•Reconhecer gráficos;\n•Resolver problemas. orais baseados em gráficos.\nPORTUGUÊS\nLeitura, escrita, vogais, consoantes, sílabas, letras \nCIÊNCIAS\nAlimento, água\nPORTUGUÊS\n•Identificar as letras do alfabeto e suas respectivas famílias silábicas;\n•Copiar e ler palavras, frases e pequenos textos\n•Cálculos de adição, números, e quantidade\nCIÊNCIAS\n•Trabalhar as diferenças entre os animais (domésticos e selvagens).\nPORTUGUÊS\n•Grafar ditado com o nome dos diversos animais.\nARTES\n•Dobradura\nPORTUGUÊS\n•Identificar e ler.\nARTES\n•Reconhecer os animais com suas respectivas famílias.\nMATEMÁTICA\n•Resolver problemas;\n•Cálculos de a


Ficha Técnica
Escola
EMEF Osvino Artur Dieterich

Turma
1º ano

Número de alunos
9

Educadores
Silvani Prass Mathias

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Erval Seco

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ERVAL SECO

Apoiadores
Sr. Rudimar Strucker e Rosane Bode Karpinski

No decorrer do ano letivo, percebi que minhas aulas se tornaram mais significativas e prazerosas, trabalhando com o Tema ANIMAIS dentro do projeto UNIÃO FAZ a VIDA. Através do mesmo percebi que os alunos demonstram mais interesse por ser da realidade diária deles, e isso desperta mais amor e cuidado com os mesmos bem como amplia o seu conhecimento, por termos estudados animais desconhecidos, que não são da nossa realidade. Também cria-se um vínculo engajado entre entre colegas professores, alunos, motoristas, merendeiras e os pais, pois precisamos recorrer sempre a um deles. Isso enriquece o nosso trabalho onde todos se sentem valorizados. Tendo uma repercussão lá nas propriedades dos nossos alunos, onde os pais criam mais amor, cuidando e valorizando o ambiente onde vivem. Percebeu-se durante as visitas realizadas o entusiasmo, capricho, dedicação e o carinho