Classificação: Saúde
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Corpo limpo, mente saudável. Eu gostei muito de participar do projeto Corpo limpo, mente saudável. Adorei os joguinhos ,a palestra com o dentista, o trajeto da pesquisa e também como fazer sabonete caseiro. Com isso aprendi muito.
Diuliana Andrade Gomes | aluno(a)
A escola semanalmente faz o bochecho e aplicação do flúor com objetivo de orientar os alunos na prevenção de cáries e estimular a escovação. Através do projeto, percebi que as crianças tem mostrado maior interesse e responsabilidade ao participar desse momento de higiene bucal e prevenção.
Girlene da Silva Andrade Masson | responsável
Pergunta Exploratória

Quais os cuidados que se deve ter com o corpo para ter uma vida saudável?

Expedição Investigativa

A expedição foi realizada na Praça Carlos Gomes e seus arredores, com a seguinte pergunta: Quais os cuidados que se deve ter com o corpo para ter uma vida saudável? Logo após a expedição, com a coleta dos dados, foi trabalhado tabela e gráfico dos resultados. Através do resultado foi levantada a seguinte questão: O que você sabe sobre higiene? Houve uma conversação sobre o assunto e para sanar as dúvidas foi realizada uma oficina com uma enfermeira e um dentista para conscientizar os alunos sobre a higiene corporal. Diante disso, como ação do projeto, chegou-se a conclusão da arrecadação de itens de higiene corporal para o Hospital do Câncer Uopeccan de Umuarama.

Objetivos

Conscientizar os alunos sobre a importância da higiene corporal para se ter uma vida saudável e favorecer sua autoestima; Identificar doenças causadas por falta de higiene; Incentivar o interesse e participação dos familiares e comunidade nas ações e projetos escolares; Estimular o desenvolvimento da linguagem oral e o gosto pela leitura e escrita; Desenvolver o raciocínio lógico e conhecimento matemático, aliando-o na sua vida diária; Memorizar e aprender através do lúdico; Despertar a prática de cooperativismo e partilha; Educar para que a prática inicie no lar e se estenda por toda sociedade.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, funcionários, pais e comunidade escolar.

Articulação com o currículo

Português: Leitura, interpretação e produção de texto; gêneros textuais. Matemática: Situações-problema; estatística; medidas e grandezas; formas geométricas; planificação de sólidos geométricos; frações, números decimais. Ciências: Palestras; pesquisas; aula prática;textos e vídeos informativos. Geografia: Mapas e maquetes. História: Textos informativos. Artes: Pintura, recorte, colagem, montagem. Educação física: Jogos e brincadeiras.


Ficha Técnica
Escola
Municipal Professor Rubens Tessaro

Diretor
Claudenice Aparecida Herrera

Turma
4º ano C

Número de alunos
23

Educadores
Vera Lucia MIloch Soares e Kelly Andreia de Freitas

Estado
Paraná

Município
Altônia

Cooperativa
SICREDI VALE DO PIQUIRI ABCD PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO ALTONIA

Apoiadores
Dr. Carlos Gilberto Yanaze, Ilda Neri, Poliana Tamires de Souza e Suzana de Souza Ofmam

Assessoria Pedagógica
Norma Frost, Eder Cordeiro e Maria Regina Varolo
Essa é a segunda experiência com projeto do Programa A União Faz a Vida e posso afirmar que, mais uma vez, foi muito gratificante. O mesmo me fez refletir sobre uma prática pedagógica dinâmica e eficaz, possibilitando aos alunos outras formas de aprendizagem com mais interesse e prazer onde levarão seus conhecimentos ao longo de toda sua vida.
Vera Lucia MIloch Soares | Professor(a)