Corpo limpo, mente saudável.
“ Eu gostei muito de participar do projeto Corpo limpo, mente saudável. Adorei os joguinhos ,a palestra com o dentista, o trajeto da pesquisa e também como fazer sabonete caseiro. Com isso aprendi muito.
Diuliana Andrade Gomes | aluno(a)
“ A escola semanalmente faz o bochecho e aplicação do flúor com objetivo de orientar os alunos na prevenção de cáries e estimular a escovação. Através do projeto, percebi que as crianças tem mostrado maior interesse e responsabilidade ao participar desse momento de higiene bucal e prevenção.
Girlene da Silva Andrade Masson | responsável
Pergunta Exploratória
Quais os cuidados que se deve ter com o corpo para ter uma vida saudável?
Expedição Investigativa
A expedição foi realizada na Praça Carlos Gomes e seus arredores, com a seguinte pergunta: Quais os cuidados que se deve ter com o corpo para ter uma vida saudável? Logo após a expedição, com a coleta dos dados, foi trabalhado tabela e gráfico dos resultados. Através do resultado foi levantada a seguinte questão: O que você sabe sobre higiene? Houve uma conversação sobre o assunto e para sanar as dúvidas foi realizada uma oficina com uma enfermeira e um dentista para conscientizar os alunos sobre a higiene corporal. Diante disso, como ação do projeto, chegou-se a conclusão da arrecadação de itens de higiene corporal para o Hospital do Câncer Uopeccan de Umuarama.
Objetivos
Conscientizar os alunos sobre a importância da higiene corporal para se ter uma vida saudável e favorecer sua autoestima; Identificar doenças causadas por falta de higiene; Incentivar o interesse e participação dos familiares e comunidade nas ações e projetos escolares; Estimular o desenvolvimento da linguagem oral e o gosto pela leitura e escrita; Desenvolver o raciocínio lógico e conhecimento matemático, aliando-o na sua vida diária; Memorizar e aprender através do lúdico; Despertar a prática de cooperativismo e partilha; Educar para que a prática inicie no lar e se estenda por toda sociedade.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, funcionários, pais e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Português: Leitura, interpretação e produção de texto; gêneros textuais. Matemática: Situações-problema; estatística; medidas e grandezas; formas geométricas; planificação de sólidos geométricos; frações, números decimais. Ciências: Palestras; pesquisas; aula prática;textos e vídeos informativos. Geografia: Mapas e maquetes. História: Textos informativos. Artes: Pintura, recorte, colagem, montagem. Educação física: Jogos e brincadeiras.