Classificação: Autoestima
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

DE OLHO NO MUNDO: Eu Preciso de Autoestima
Pergunta Exploratória

Porque os alunos de 12 a 16 anos são tão inseguros?

Expedição Investigativa

1. Assistir o vídeo “ Filtro Solar” de Pedro Bial. As duas turmas juntas.
2. O que os alunos compreenderam do vídeo: “ falas dos alunos”• As revistas só vão fazer você se achar feio;• Devemos cuidar da família e amigos;• Cuidar da saúde para não sofrer quando ficar velho;• Devemos gostar mais de nós;• Devemos cuidar mais da natureza;• Amar os pais e irmãos;• Autoestima;
3. Após as observações dos alunos, escrevemos no quadro as temáticas retiradas por eles do vídeo e colocamos em votação, para a escolha do tema do nosso projeto.
4. A temática escolhida pela maioria foi “autoestima”.

Objetivos

Fazer com que os alunos percebam suas potencialidades, suas qualidades, seus pontos fortes e fracos, para que possam ver que todos podem fazer, aprender, incentivar e demonstrar suas habilidades, colaborando com a turma e estabelecendo relações de confiança, buscando o aumento de sua autoestima e a de seus colegas.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, pais e comunidade em geral.

Articulação com o currículo

Conteúdos explorados:
• Leitura;
• Interpretação e compreensão textual;
• Expressão corporal;
• Pesquisa de textos e materiais;
• Produção textual;
• Descrição oral e escrita da realidade;
• Gramática aplicada e contextualizada.
Atividades: Palestra com enfermeira sobre cuidados com o corpo.
• Customização de roupas.
• Vídeos e textos sobre Autoestima.
• Pesquisas.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NOSSA SENHORA APARECIDA

Diretor
MARILENE RIZZI

Turma
6ª ANO A e B

Número de alunos
30

Educadores
ADRIANA SARTORI, RAFAEL RICARDO BERGHAHN e MARI VERDI

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Antônio Prado

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ANTONIO PRADO

Apoiadores
PAIS e COMUNIDADE EM GERAL.

Assessoria Pedagógica
DIANE SILVA ZARDO
Tendo em vista a idade dos alunos envolvidos neste projeto e sabendo que a fase da vida em que estes se encontram é de transformações físicas, psicológicas, através da investigação percebemos o quanto se sentem inseguros com relação a seu corpo, a sua capacidade cognitiva e de aprendizagem, é necessário realizar atividades que desenvolvam nestes educandos as habilidades de interação nos grupos familiares, sociais e escolares, de percepção de sua capacidade, de ver suas potencialidades e de aceitar sua imagem como ela é. Quando estes adolescentes perceberem seus pontos fortes e fracos, se sentirão mais seguros para fazer parte de qualquer grupo social que forem inseridos no futuro.
Adriana Sartori | Professor(a)