Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Metamorfoses da vida: a lição das borboletas Eu fiquei curiosa pra saber onde a lagarta tinha ido, mas eu já sabia que ela tinha virado uma borboleta, só não sabia como. Falei pra profe que eu queria muito saber das borboletas, porque eu acho elas lindas e ela disse que nós iríamos descobrir muitas coisas sobre lagartas e borboletas. Eu descobri que o "queima-queima" (lagarta nociva) também é uma borboleta. Adorei conhecer o bicho-da-seda, a casinha dele (casulo) é linda! Eu peguei a borboleta na mão e elas trocaram sementinhas e botaram muitos ovos. A profe explicou que, as vezes, acontecem coisas não muito boas na vida da gente, mas é pra termos outras melhores e que a gente tem que ser lindo por dentro, cheio de coisas boas.
Marina | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Onde foi parar a lagarta que tomou chá de sumiço?

Expedição Investigativa

Após tomarem o chá mágico de sumiço da lagarta, os pequenos investigadores foram à praça da cidade, onde dedicaram todos os seus esforços para encontrá-la. Intensas buscas foram feitas, muitos objetos curiosos encontrados, porém, o desejo era desvendar o mistério acerca do sumiço da lagarta fujona.

Objetivos

Desvendar os mistérios acerca das lagartas, as diferentes espécies, suas características e particularidades; Conhecer o bicho-da-seda e, através dele, vivenciar os segredos do incrível ciclo de vida das lagartas ; Relacionar as transformações vividas durante a metamorfose da lagarta e/ou borboleta, com aquelas possíveis e necessárias na vida das pessoas;

Comunidade de Aprendizagem

Famílias, professores, alunos, orientação pedagógica, direção e comunidade.

Articulação com o currículo

Pesquisa, linguagem corporal e escrita, produção textual. órgãos dos sentidos, alimentação, simetria e combinação de cores, diferentes expressões artísticas, habilidades motoras e de raciocínio, reflexões e filosofias para a vida, respeito às diferenças, pluralidades, cálculos, sequência lógica, sequência numérica, meio ambiente, preservação.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Teresinha

Turma
1º ano 12

Número de alunos
12

Educadores
Neide Franciele Weihs Schafer

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ibirubá

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO IBIRUBA

Apoiadores
Julia School\Gisele Scapini\Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Nova Esperança - Paraná\Emater do Estado do Paraná

Assessoria Pedagógica
Greta Consultoria
Se pudesse descrever esse maravilhoso projeto em uma única palavra: inspiração! As lagartas e, consequentemente, as borboletas, são criaturas incríveis, inspiradoras, de admirável força e motivação. A curiosidade dos pequenos nos leva a descobrir coisas magníficas acerca do objeto de estudo. As horas e os dias não passam, voam, o tempo é curto demais pra descobrirmos e fazermos tudo que temos vontade. A aprendizagem simplesmente acontece, sem delimitar conteúdos, nem especificar conceitos. A metodologia de projetos permite construir conhecimentos significativos para as crianças, aprender em função daquilo que lhes é, de fato, interessante. Estar na escola é um momento prazeroso e o aprender é uma troca constante entre professor e aluno. Essa proposta leva ainda, ao envolvimento das famílias, motivadas pelo entusiasmo de seus filhos com todas as descobertas. Para mim, realização!
Neide Franciele Weihs Schafer | Professor(a)