Metamorfoses da vida: a lição das borboletas
“ Eu fiquei curiosa pra saber onde a lagarta tinha ido, mas eu já sabia que ela tinha virado uma borboleta, só não sabia como. Falei pra profe que eu queria muito saber das borboletas, porque eu acho elas lindas e ela disse que nós iríamos descobrir muitas coisas sobre lagartas e borboletas. Eu descobri que o "queima-queima" (lagarta nociva) também é uma borboleta. Adorei conhecer o bicho-da-seda, a casinha dele (casulo) é linda! Eu peguei a borboleta na mão e elas trocaram sementinhas e botaram muitos ovos. A profe explicou que, as vezes, acontecem coisas não muito boas na vida da gente, mas é pra termos outras melhores e que a gente tem que ser lindo por dentro, cheio de coisas boas.
Marina | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Onde foi parar a lagarta que tomou chá de sumiço?
Expedição Investigativa
Após tomarem o chá mágico de sumiço da lagarta, os pequenos investigadores foram à praça da cidade, onde dedicaram todos os seus esforços para encontrá-la. Intensas buscas foram feitas, muitos objetos curiosos encontrados, porém, o desejo era desvendar o mistério acerca do sumiço da lagarta fujona.
Objetivos
Desvendar os mistérios acerca das lagartas, as diferentes espécies, suas características e particularidades; Conhecer o bicho-da-seda e, através dele, vivenciar os segredos do incrível ciclo de vida das lagartas ; Relacionar as transformações vividas durante a metamorfose da lagarta e/ou borboleta, com aquelas possíveis e necessárias na vida das pessoas;
Comunidade de Aprendizagem
Famílias, professores, alunos, orientação pedagógica, direção e comunidade.
Articulação com o currículo
Pesquisa, linguagem corporal e escrita, produção textual. órgãos dos sentidos, alimentação, simetria e combinação de cores, diferentes expressões artísticas, habilidades motoras e de raciocínio, reflexões e filosofias para a vida, respeito às diferenças, pluralidades, cálculos, sequência lógica, sequência numérica, meio ambiente, preservação.