Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Brincando com os números
Dilmara Delling de Lima | responsável
Pergunta Exploratória

ONDE VOCÊ OBSERVA NÚMEROS NO DIA A DIA?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada na escola, em sala de aula através de contar de histórias envolvendo números e uma roda de conversa onde os alunos refletiram e comentaram onde poderiam encontrar números no dia a dia.

Objetivos

Aprender e reconhecer os números com o auxílio de brincadeiras variadas.

Comunidade de Aprendizagem

Contar histórias que continham em seu enredo números para os alunos em sala de aula.
Brincadeiras envolvendo numerais, como pular corda, amarelinha, jogo dos números com bambolê, jogo da memória (números e quantidades). Jogo do rolinho numérico, ditado estourado, corrida dos números com dado, etc.
Cantigas, músicas, que contem o uso de números na letra, como por exemplo: Cinco Patinhos, Sete dias da semana, entre outras.
A estagiária Larissa Cristina Soares auxiliou dando suporte nas realizações de atividades e brincadeiras.

Articulação com o currículo

NÚMEROS E OPERAÇÕES: Classificação, correspondência biunívoca, seriação, sequenciação, comparação utilizando diferentes formas de materiais e mediação observando cor, forma, tamanho, textura;
Estabelecer relações através de agrupamentos utilizando como critério a quantidade;
Figuras planas: classificação: quadrado, círculo;
Principais funções sociais dos números: contar, codificar, ordenar.
CORPO E MOVIMENTO - Coordenação óculo-manual e óculo-pedal através da manipulação de objetos de cores e formas tocando, deslocando, superpondo, encaixando, montando. Pular corda, amarelinha;
Brincar: brincadeiras de diferentes formas e em diferentes espaços.
IDENTIDADE E AUTONOMIA - Respeito ao próprio corpo e do outro;
Direitos e deveres: regras, combinados e controle de conduta.
INTERCOMUNICAÇÃO E LINGUAGEM - Utilizar símbolos e imagens (cartaz enigmático);
Linguagem plástica: plano tridimensional: modelagem, colagem, rasgado e dobradura.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Arco Íris - Educação Infantil e Ensino Fundamental

Diretor
Daguimar Delai Begnini

Turma
Infantil 5

Número de alunos
22

Educadores
Dilmara Delling De lima

Estado
Paraná

Município
Palotina

Cooperativa
SICREDI VALE DO PIQUIRI ABCD PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO PALOTINA

Apoiadores
Larissa Cristina Soares

Assessoria Pedagógica
Andréia Damke Klock
Observando que alguns alunos apresentavam uma certa dificuldade em aprender os números, busquei uma forma diferente de ensinar. Utilizando jogos, brincadeiras com números percebi que foi muito mais fácil para eles aprenderem e de uma forma que eles mais gostam...brincando. Foi muito gratificante ver aqueles olhinhos brilhando de felicidade ao perceberem que estavam a cada dia aprendendo mais e mais. Em cada brincadeira, em cada jogo, um novo aprendizado e a certeza de que eles estavam conseguindo aprender, reconhecer, identificar os números. Isso foi muito gratificante.
Dilmara Delling de Lima | Professor(a)