Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Conhecendo o Município É muito bom ir no CRAS, lá a gente aprende coisas novas, mensagem, reflexão, culinárias e muitas outras coisas que com isso levaremos para a vida toda, estamos conhecendo mais de perto o município e as capelas também Santa Bárbara, Santa Lúcia, São Miguel, Canhada Funda, Saletinha e entre outras.”
Natália de Lima | aluno(a)
É um local seguro que podemos confiar. É uma segunda casa que tem pessoas do bem e podemos deixar nossos filhos em boas mãos. É uma experiência para a vida toda onde aprendem várias coisas, artesanatos e dentre outros são muito boas as atividades desenvolvidas , as que ensinam são muito dedicadas sempre pensando no melhor para as crianças é um local muito bom de estar e as crianças gostam de ir lá.
Grasiela Fátima da Silva | responsável
Pergunta Exploratória

Quais as potencialidades e as fragilidades de nosso município?

Expedição Investigativa

Para a realização deste projeto, primeiramente os usuários assistirão ao vídeo produzido no município, que se encontra disponível no site https://www.youtube.com/watch?v=pO09xJNoeNo, o mesmo encontra-se desatualizado e deverão comparar com a atualidade através da expedição investigativa nas comunidades de nosso município, sendo elas Passo da Raiz, Santa Bárbara, Canhada Funda, São Miguel, Nossa Senhora das Graças, Reserva Indígena Monte Caseros, Saletinha, São Pedro e Santa Lúcia, bem como na cidade, visitando os setores públicos e privados como a Prefeitura, Posto de saúde, lojas, fábrica de calçados, fábrica de quadros.

Objetivos

- Conhecer a ocupação do território e as diversidades culturais, assim como a base econômica e as atividades que os setores públicos e privados desenvolvem no município. - Proporcionar um ambiente saudável, de respeito e valorização das diversidades.

Comunidade de Aprendizagem

Usuários do SCFV, Equipe do CRAS, comunidade em geral.

Articulação com o currículo

História do município. Conhecimento das culturas. Conhecer o território. Desenho e fotografia. Atividades Socioeducativas

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A escolha do tema se deu de forma democrática a partir da expedição investigativa nas comunidades do interior.

Ficha Técnica
Escola
CRAS - CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Diretor
RoseliPitton

Turma
Usuários de 04 à 18 anos

Número de alunos
120

Educadores
Carine Colussi

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Muliterno

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MULITERNO

Apoiadores
Sicredi, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistencia Social, Prefeitura Municipal de Muliterno, Assessora Pedagógica, Famílias.

Assessoria Pedagógica
Diane Silva Zardo
O projeto está proporcionando aos usuários conhecerem melhor o município onde residem e estão demonstrando estar satisfatórios em cada atividade que é desenvolvida, agregando conhecimento e informações importantes, também temos o papel de orientar os usuários a partir de diversas atividades que são desenvolvidas, tornando-os melhores cidadãos.
Carine Colussi | Professor(a)