A importância da família no desenvolvimento infantil
“ Gosto muito de fazer os teminhas com a mamãe e o papai, gostei de desenhar o cachorrinho Bambi junto com a mamãe por que ele é da minha vovó.
Lavínia Bolzan Vazzoler | aluno(a)
“ Muito bom as atividades em família, as vezes temos pouco tempo pra brincar com ela, esses momentos são muito importantes.
Jovana Bolzan Vazzoler | responsável
Pergunta Exploratória
Qual a importância de brincar com seu filho?
Expedição Investigativa
Foi realizada com os alunos da modalidade grupal de 3 anos. Na oportunidade cada criança trouxe um brinquedo que seus pais brincavam quando pequenos, brincaram com eles e compartilharam com os colegas, houve muitos tipos de brinquedos, como: bonecas de pano, bola de meia, ursos e animais confeccionados com diferentes materiais. Sentados no chão, pais e crianças após as brincadeiras comentaram a história de cada brinquedo, refletiram como estes trazem cargas emocionais e lembranças felizes da infância dos pais, a diferença de situação econômica entre as gerações, onde na época dos pais a maioria era confeccionado pelos avós das crianças que participam do grupinho. Com isso os pais refletiram sobre a importância do brinquedo feito por eles a seus filhos, quanto amor e afeto passa entre as mãos de quem faz e de quem brinca. As reflexões foram anotadas e fixadas num mural que ficará exposto.
Objetivos
Fortalecer o vínculo familiar, ressaltando o quanto é importante a presença da família no desenvolvimento infantil.
Comunidade de Aprendizagem
Crianças, visitadoras, pais e cuidadores.
Articulação com o currículo
Manter diálogos simples; Brincar de forma amistosa com outras crianças; Relacionar-se bem com adultos e crianças conhecidas; Combinar corrida com outra ação mantendo o equilíbrio e a segurança; Saltar com segurança e/ou pular num pé só alternadamente; Colocar por ordem de tamanho até três objetos; Formar quebra-cabeça simples, de duas a quatro peças; Brincar por associação; Repetir canções, contos, e/ou poesias curtas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A escolha do tema do projeto foi feita juntamente com as crianças, através de um diálogo e argumentos sobre o mesmo. Onde juntos decidimos pelo tema.