Classificação: Desenvolvimento Infantil
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A importância da família no desenvolvimento infantil Gosto muito de fazer os teminhas com a mamãe e o papai, gostei de desenhar o cachorrinho Bambi junto com a mamãe por que ele é da minha vovó.
Lavínia Bolzan Vazzoler | aluno(a)
Muito bom as atividades em família, as vezes temos pouco tempo pra brincar com ela, esses momentos são muito importantes.
Jovana Bolzan Vazzoler | responsável
Pergunta Exploratória

Qual a importância de brincar com seu filho?

Expedição Investigativa

Foi realizada com os alunos da modalidade grupal de 3 anos. Na oportunidade cada criança trouxe um brinquedo que seus pais brincavam quando pequenos, brincaram com eles e compartilharam com os colegas, houve muitos tipos de brinquedos, como: bonecas de pano, bola de meia, ursos e animais confeccionados com diferentes materiais. Sentados no chão, pais e crianças após as brincadeiras comentaram a história de cada brinquedo, refletiram como estes trazem cargas emocionais e lembranças felizes da infância dos pais, a diferença de situação econômica entre as gerações, onde na época dos pais a maioria era confeccionado pelos avós das crianças que participam do grupinho. Com isso os pais refletiram sobre a importância do brinquedo feito por eles a seus filhos, quanto amor e afeto passa entre as mãos de quem faz e de quem brinca. As reflexões foram anotadas e fixadas num mural que ficará exposto.

Objetivos

Fortalecer o vínculo familiar, ressaltando o quanto é importante a presença da família no desenvolvimento infantil.

Comunidade de Aprendizagem

Crianças, visitadoras, pais e cuidadores.

Articulação com o currículo

Manter diálogos simples; Brincar de forma amistosa com outras crianças; Relacionar-se bem com adultos e crianças conhecidas; Combinar corrida com outra ação mantendo o equilíbrio e a segurança; Saltar com segurança e/ou pular num pé só alternadamente; Colocar por ordem de tamanho até três objetos; Formar quebra-cabeça simples, de duas a quatro peças; Brincar por associação; Repetir canções, contos, e/ou poesias curtas.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A escolha do tema do projeto foi feita juntamente com as crianças, através de um diálogo e argumentos sobre o mesmo. Onde juntos decidimos pelo tema.

Ficha Técnica
Escola
Programa Primeira Infância Melhor

Diretor
Talita Zenette de Cândido

Turma
Modalidade Grupal

Número de alunos
20

Educadores
Sheila Vidi Mognon, Andressa Dal'Agnol, Deise Pelissaro, Deise da Silva.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Muliterno

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MULITERNO

Apoiadores
Sicredi, Secretaria de Educação, Secretaria da Assistência Social, Prefeitura Municipal de Muliterno, Assessora Pedagógica, Famílias.

Assessoria Pedagógica
Diane Dilva Zardo
Esta sendo um projeto muito bom de participar, como é minha primeira vez no mesmo observei que traz muitos benefícios para as crianças, as mesmas estão mais desinibidas e participativas.
Andressa Dal | Professor(a)