Música no maternal
Pergunta Exploratória
O que há de curioso na mala mágica?
Expedição Investigativa
Organizamos uma mala na sala de aula com muitos elementos curiosos. Contamos a parlenda do toucinho e ao final da história as crianças procuraram a mala para explorar e descobrir o que havia dentro dela. O que mais despertou a atenção das crianças foram os instrumentos musicais.
Objetivos
Desenvolver a expressão corporal, oralidade e relacionamento entre as crianças, através da musicalidade.
Comunidade de Aprendizagem
Andrey Noetzold Ribeiro que tocou gaita e o teclado.\nProfe Denize que tocou o violão.\nSr. Altair Bicigo que tocou gaita.
Articulação com o currículo
1. Exploração dos intrumentos musicais como: teclado, violão e gaita, música e canto;\n2. Exploração da bandinha musical;\n3. Confecção de um violão de papelão individual para que pudessem brincar e cantar;\n4. Confecção de chocalhos com litrões e sementes com barulhinhos diferentes;\n5. Que som é esse? com o auxílio do rádio, as crianças descobriam que bichinho fazia o som;\n6. Painel interativo do Seu Lobato;\n7. Loja do Mestre André com os instrumentos da bandinha;\n8. Cantigas de roda, antigas e em outras versões - trabalhamos com a expressão do corpo;\n9. Exploração do microfone, ensaiando cantigas e músicas atuais;\n10. Exploração de livros sensoriais;\n11. Piquenique Musical - rodas de cantigas ao ar livre.