Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Água fonte de vida. " Foi muito legal aprender sobre a água, como ela é limpa e do bem que faz para a gente"
Estela Velo Spagolla | aluno(a)
" Esse projeto foi muito importante para eles, minha filha adorou ver os cachorrinhos tomarem banho, e entendeu que não é legal desperdiçar água"
Ivone Bento da Silva Santos | responsável
Pergunta Exploratória

Como a água é utilizada nesse lugar?

Expedição Investigativa

Pet Shop "Mundo Animal"

Objetivos

Proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.

Comunidade de Aprendizagem

Palestra com o coordenador de projetos da SAMAE ( Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), a respeito da importância desse precioso recurso natural para a vida de todos os seres vivos .

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: Leitura e interpretação de textos, gêneros textuais, separação silábica, consoantes etc.
Matemática: Construção de gráficos e elaboração e resolução de situações problemas.
Ciências: Ciclo da água e estados físicos da água.
Geografia: Poluição ambiental, habitat dos animais, animais vertebrados e invertebrados, necessidades básicas dos seres humanos.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O nome do projeto foi escolhido por meio de pesquisa na internet e votação do nome que os alunos mais gostaram.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Professora Maria Inês Rodrigues de Mello. Ensino Fundamental

Turma
1º ano "B"

Número de alunos
22

Educadores
Fernanda Cristina Pascoal
Luciana França Pires

Estado
Paraná

Município
Ibiporã

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO IBIPORA

Apoiadores
Miguel Gardini
Camila Pelisson

" Foi gratificante trabalhar com esse projeto, pois tive a oportunidade de aprender muito com cada um dos meus alunos, foi uma troca de experiências muito boa na qual os alunos puderam pesquisar: De onde vem a água? Como podemos utilizá-la em nosso cotidiano?Desenvolvemos várias atividades relacionadas a água. Eles ficaram muito entusiasmados e aprenderam bastante de forma lúdica envolvendo a criatividade, o raciocínio e a capacidade de socialização e cooperação através de brincadeiras, experiências, músicas etc
Fernanda Cristina Pascoal | Professor(a)