Fortalecimento dos vínculos Familiares com a Escola.
“ Se os pais e professores interagem de forma contínua e buscam resolver os problemas imediatamente, considerando sempre às causas dos conflitos e dificuldades, certamente eles encontrarão juntos as soluções que favoreçam a família, os educadores, a instituição escolar e, principalmente, os alunos.\nA parceria entre família e escola traz impactos positivos não só para a vida e formação do aluno, como também a escola. Reuniões de conselho, apresentações de trabalhos abertas à família, festinhas, eventos na comunidade, voluntariado dos pais e muitas outras ações resultantes da união de forças entre a família e a instituição escolar tornam o espaço mais útil e dinâmico.
Patrick Rafael Casagrande | aluno(a)
“ Através do Programa A União Faz a vida este ano está sendo possível vivenciarmos situações de fortalecimento dos vínculos família e escola (palestra, reuniões na escola, chá com os avós, etc.), pois diversos estudos já comprovam que ter uma boa relação entre pais e escola favorece muito o aprendizado. Se por um lado a escola sozinha não é suficiente para garantir um bom rendimento escolar dos educandos, por outro lado os pais sozinhos também não conseguem oferecer educação integral para crianças e adolescentes. Pais e escola devem formar uma equipe que trabalhe com base na colaboração e compartilhamento. Quando os pais participam ativamente da vida de seus filhos e se engajam, inclusive, no cotidiano da criança, a tendência é que os alunos se dediquem e se esforcem mais, além de se sentirem amados e apoiados.
Teresinha Fagundes Telles Rodrigues | responsável
Pergunta Exploratória
Porque os pais participam pouco da vida escolar de seus filhos?
Expedição Investigativa
Devida a pouca participação dos pais em reuniões, entrega de boletins e eventos promovidos pela escola foi organizada a expedição Investigativa através de questionário e enviada aos pais, o referido questionário continha as seguintes questôes:
1)Como você avalia a escola onde seu filho(a) estuda?
2) O que precisa ser melhorado?
3)Você participa da vida escolar de seu filho(a) (reuniões, entrega de boletins,eventos promovidos pela escola)?( )sim ( )não ( ) às vezes. Justifique a sua resposta.
4)Qual a sua sugestão para melhorar a participação na vida escolar de seu filho?
5) Outras sugestões:
Objetivos
* Conscientizar e sensibilizar do acompanhamento familiar na vida escolar dos educandos da integração entre família e escola.
* Incentivar a participação dos pais nos eventos promovidos pela Escola bem como nas apresentações dos alunos;
* Reunir-se trimestralmente com pais/família para apresentar o rendimento dos alunos;
* Reunir-se com pais e alunos de baixo rendimento do trimestre;
* Apresentar projetos desenvolvidos pela Escola bem como avaliar sua eficácia;
*Fortalecer o Conselho Escolar através da participação dos pais;
* Motivar os pais no compromisso de acompanhar seus filhos no desempenho de Ensino e Aprendizagem;
* Desenvolver atividades voltadas para a integração/participação da família na escola;
* Divulgar o Regimento e o Calendário Escolar comentando sobre os dias letivos e cumprimento da carga horária.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais, palestrantes.
Articulação com o currículo
LINGUAGENS: Leitura, Redação, Interpretação de textos, Histórias em quadrinhos; Pesquisa do gênero textual: cartas. Investigação do gênero epistolar; Estudo das características principais desse gênero; Estruturação do texto carta; Compreensão da importância da carta como meio de comunicação.
CIÊNCIAS HUMANAS: Relações família x escola; Diversas estruturas familiares; A importância dos valores (amor, respeito, perdão, solidariedade...); Direitos e deveres do aluno na escola; Questões de gênero; A valorização da mulher (na família, na sociedade, trabalho); Imigração; Os primeiros núcleos familiares; A Formação e Composição das Famílias; A Hierarquização das famílias e seus ensinamentos; A Função da Família e da Escola durante a Antiguidade Clássica - Egito, Roma e Grécia; Os Ofícios e Valores que a família ensinava, e os ofícios que a escola ensinava; Os Valores da família e os ofícios da escola durante a Idade Média; A Composição familiar durante a Idade Média.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear aconteceu alguns dias após a expedição, em uma assembleia na escola, com a presença de todos os alunos e professoras da escola. Inicialmente, foi feita a leitura e tabulação dos dados coletados na pesquisa A partir desses questionamentos, o grupo decidiu que o tema a ser trabalho dentro do Projeto A União Faz a Vida em 2018, seria o fortalecimento dos vínculos familiares com a escola.