Classificação: Família e Escola
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Fortalecimento dos vínculos Familiares com a Escola. Se os pais e professores interagem de forma contínua e buscam resolver os problemas imediatamente, considerando sempre às causas dos conflitos e dificuldades, certamente eles encontrarão juntos as soluções que favoreçam a família, os educadores, a instituição escolar e, principalmente, os alunos.\nA parceria entre família e escola traz impactos positivos não só para a vida e formação do aluno, como também a escola. Reuniões de conselho, apresentações de trabalhos abertas à família, festinhas, eventos na comunidade, voluntariado dos pais e muitas outras ações resultantes da união de forças entre a família e a instituição escolar tornam o espaço mais útil e dinâmico.
Patrick Rafael Casagrande | aluno(a)
Através do Programa A União Faz a vida este ano está sendo possível vivenciarmos situações de fortalecimento dos vínculos família e escola (palestra, reuniões na escola, chá com os avós, etc.), pois diversos estudos já comprovam que ter uma boa relação entre pais e escola favorece muito o aprendizado. Se por um lado a escola sozinha não é suficiente para garantir um bom rendimento escolar dos educandos, por outro lado os pais sozinhos também não conseguem oferecer educação integral para crianças e adolescentes. Pais e escola devem formar uma equipe que trabalhe com base na colaboração e compartilhamento. Quando os pais participam ativamente da vida de seus filhos e se engajam, inclusive, no cotidiano da criança, a tendência é que os alunos se dediquem e se esforcem mais, além de se sentirem amados e apoiados.
Teresinha Fagundes Telles Rodrigues | responsável
Pergunta Exploratória

Porque os pais participam pouco da vida escolar de seus filhos?

Expedição Investigativa

Devida a pouca participação dos pais em reuniões, entrega de boletins e eventos promovidos pela escola foi organizada a expedição Investigativa através de questionário e enviada aos pais, o referido questionário continha as seguintes questôes:
1)Como você avalia a escola onde seu filho(a) estuda?
2) O que precisa ser melhorado?
3)Você participa da vida escolar de seu filho(a) (reuniões, entrega de boletins,eventos promovidos pela escola)?( )sim ( )não ( ) às vezes. Justifique a sua resposta.
4)Qual a sua sugestão para melhorar a participação na vida escolar de seu filho?
5) Outras sugestões:

Objetivos

* Conscientizar e sensibilizar do acompanhamento familiar na vida escolar dos educandos da integração entre família e escola.
* Incentivar a participação dos pais nos eventos promovidos pela Escola bem como nas apresentações dos alunos;
* Reunir-se trimestralmente com pais/família para apresentar o rendimento dos alunos;
* Reunir-se com pais e alunos de baixo rendimento do trimestre;
* Apresentar projetos desenvolvidos pela Escola bem como avaliar sua eficácia;
*Fortalecer o Conselho Escolar através da participação dos pais;
* Motivar os pais no compromisso de acompanhar seus filhos no desempenho de Ensino e Aprendizagem;
* Desenvolver atividades voltadas para a integração/participação da família na escola;
* Divulgar o Regimento e o Calendário Escolar comentando sobre os dias letivos e cumprimento da carga horária.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais, palestrantes.

Articulação com o currículo

LINGUAGENS: Leitura, Redação, Interpretação de textos, Histórias em quadrinhos; Pesquisa do gênero textual: cartas. Investigação do gênero epistolar; Estudo das características principais desse gênero; Estruturação do texto carta; Compreensão da importância da carta como meio de comunicação.
CIÊNCIAS HUMANAS: Relações família x escola; Diversas estruturas familiares; A importância dos valores (amor, respeito, perdão, solidariedade...); Direitos e deveres do aluno na escola; Questões de gênero; A valorização da mulher (na família, na sociedade, trabalho); Imigração; Os primeiros núcleos familiares; A Formação e Composição das Famílias; A Hierarquização das famílias e seus ensinamentos; A Função da Família e da Escola durante a Antiguidade Clássica - Egito, Roma e Grécia; Os Ofícios e Valores que a família ensinava, e os ofícios que a escola ensinava; Os Valores da família e os ofícios da escola durante a Idade Média; A Composição familiar durante a Idade Média.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear aconteceu alguns dias após a expedição, em uma assembleia na escola, com a presença de todos os alunos e professoras da escola. Inicialmente, foi feita a leitura e tabulação dos dados coletados na pesquisa A partir desses questionamentos, o grupo decidiu que o tema a ser trabalho dentro do Projeto A União Faz a Vida em 2018, seria o fortalecimento dos vínculos familiares com a escola.

Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Pelissaro

Diretor
Jussara Lurdes Tumelero

Turma
Turma (as): 1º, 2º, 3º, 4º, 5º 6º, 7º, 8º, 9º(Ensino Fundamental)1º, 2º e 3º (Ensino Médio)

Número de alunos
170

Educadores
16

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Muliterno

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MULITERNO

Apoiadores
Sicredi, Secretaria de Educação, Prefeitura Municipal de Muliterno, Assessora Pedagógica, Famílias.

Assessoria Pedagógica
Diane Silva Zardo
A escola foi muito feliz na escolha deste tema “Fortalecimento dos Vínculos Familiares com a Escola”, pois a escola já não está conseguindo mais dar conta do que lhe é desafiado. Somente juntando forças com a família para que ambas conheçam suas realidades e suas limitações e busquem juntos caminhos que permitam e facilitem o entrosamento entre si, para o sucesso educacional do aluno. Neste sentido, faz-se necessário retomar algumas questões no que se refere a escola e a família, suas estruturas e suas formas de relacionamento, visto que, a relação entre ambas, tem sido destacada como de extrema importância no processo educativo. A educação não é uma tarefa que a escola possa realizar sozinha sem a cooperação da família. Se levarmos em consideração que a família e a escola buscam atingir os mesmos objetivos, devem andar juntas para que possam a vir superar as dificuldades e conflitos.
Elso Luiz Lanzzarini | Professor(a)