Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Cidade e campo: investigar para entender
Pergunta Exploratória

- Quem mora na chácara? - O que tem na chácara? - Qual a preferência de moradia?

Expedição Investigativa

Para o desenvolvimento deste projeto intitulado “Cidade e o campo: investigar para entender”, foram realizadas duas Expedições Investigativas, a primeira foi na Chácara Santo Antônio, com as seguintes perguntas exploratórias: 1. Quem mora na chácara?, 2. O que tem na chácara? 3. Qual a preferência de moradia? Os proprietários responderam: 1. Não há moradores, devido ser um local utilizado para o lazer da família. 2. Têm uma pequena criação de gado, e, para o lazer têm o parquinho e a tirolesa. 3. Se fosse para escolher entre a chácara e a cidade, preferiam morar na chácara. Na 2ª Expedição foi realizado um tour pela cidade versos campo, para que as crianças pudessem reconhecer os elementos que fazem parte da zona rural e da zona urbana, bem como observar os diferentes tipos de paisagem.

Objetivos

- Reconhecer os elementos que fazem parte da zona rural e urbana;
- Observar os diferentes tipos de paisagens.

Comunidade de Aprendizagem

- Chácara Santo Antônio (Expedição Investigativa)
- Vila Rural Santanna (Expedição Investigativa)
- Odorico Bazanela (Proprietário da Chácara)
- Cleuza dos Santos Bazanela (Proprietária da Chácara)
- Valquíria Bazanela Mistrello (Proprietária da Chácara)
- Maria Penha Menezes (Visitante na Chácara)
- Valter Silva Fialho (Motorista do ônibus)
- Estudantes e Professores da Turma

Articulação com o currículo

Disciplina: GEOGRAFIA
Conteúdo: ZONA RURAL E URBANA
Objetivo: Reconhecer os elementos que fazem parte da zona rural e urbana:
Atividades:
- Contar uma história para as crianças sobre a cidade e o campo. (O rato do campo e o rato da cidade).
- Ver filmes ou figuras sobre o campo e a cidade. (Chico Bento no shopping e na roça é diferente).

Conteúdo: PAISAGEM
Objetivo: Observar os diferentes tipos de paisagens:
Atividade:
- Levar as crianças em passeios onde possam observar os diferentes tipos de paisagens


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Paulo Freire – EIEF

Turma
PRÉ II B

Número de alunos
18

Educadores
Angela Raimundo Brizolla Faxina e Rosemery Issa Rizk Costa

Estado
Paraná

Município
Tapejara

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TAPEJARA

Apoiadores
- Valquíria Bazanela Mistrello (1ª Expedição – Chácara)
- Direção e Coordenação Pedagógica da Escola Municipal Paulo Freire - EIEF
- Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Tapejara
- Secretaria Municipal de Obras, Viação e Serviços Urbanos

No meu ponto de vista, o Programa “União Faz a Vida” contribuiu muito para minha profissão e também na aprendizagem dos meus estudantes. Pude perceber muitas mudanças tanto em minha prática pedagógica, quanto no processo de aprendizagem dos estudantes, pois por meio deste projeto intitulado “Cidade e campo: investigar para entender”, passamos a dar mais valor em nossas famílias, bem como nas plantações e animais, posso dizer que o processo de ensino e aprendizagem foi reciproco entre professores e estudantes.
Angela Raimundo Brizolla Faxina | Professor(a)