Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

As diferenças entre a cidade e o campo
Pergunta Exploratória

- Quem mora na chácara? - O que tem na chácara? - Qual a preferência de moradia?

Expedição Investigativa

Para o desenvolvimento deste projeto intitulado “As diferenças entre a cidade e o campo”, foram realizadas duas Expedições Investigativas, a primeira foi na chácara Santo Antônio, com as seguintes perguntas exploratórias: 1. Quem mora na chácara? 2. O que tem na chácara? 3. Qual a preferência de moradia? Os pais da Valquíria responderam: 1. Não há moradores, devido ser um local utilizado para o lazer da família. 2. Eles têm uma pequena criação de gado, e, para o lazer têm o parquinho e a tirolesa. 3. Disseram que se fosse para escolher entre a chácara e a cidade, preferiam morar na chácara. Já a 2ª Expedição foi realizada um tour de ônibus pela cidade/ campo, para que as crianças pudessem reconhecer os elementos que fazem parte da zona rural e da zona urbana, bem como observar os diferentes tipos de paisagem.

Objetivos

- Reconhecer os elementos que fazem parte da zona rural e urbana;
- Observar os diferentes tipos de paisagens.

Comunidade de Aprendizagem

- Chácara Santo Antônio (Expedição Investigativa)
- Vila Rural Santanna (Expedição Investigativa)
- Odorico Bazanela (Proprietário da Chácara)
- Cleuza dos Santos Bazanela (Proprietária da Chácara)
- Valquíria Bazanela Mistrello (Proprietária da Chácara)
- Maria Penha Menezes (Visitante na Chácara)
- Valter Silva Fialho (Motorista do ônibus)
- Estudantes e Professores da Turma

Articulação com o currículo

Disciplina: GEOGRAFIA
Conteúdo: ZONA RURAL E URBANA
Objetivo: Reconhecer os elementos que fazem parte da zona rural e urbana:
Atividades:
- Contar uma história para as crianças sobre a cidade e o campo. (O rato do campo e o rato da cidade).
- Ver filmes ou figuras sobre o campo e a cidade. (Chico Bento no shopping e na roça é diferente).

Conteúdo: PAISAGEM
Objetivo: Observar os diferentes tipos de paisagens:
Atividade:
- Levar as crianças em passeios onde possam observar os diferentes tipos de paisagens.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Paulo Freire – EIEF

Turma
PRÉ II C

Número de alunos
18

Educadores
Rosilda da Silva e Rosemery Issa Rizk Costa

Estado
Paraná

Município
Tapejara

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TAPEJARA

Apoiadores
- Valquíria Bazanela Mistrello (1ª Expedição – Chácara)
- Direção e Coordenação Pedagógica da Escola Municipal Paulo Freire - EIEF
- Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Tapejara
- Secretaria Municipal de Obras, Viação e Serviços Urbanos

Participar do Programa “União faz a Vida” foi uma experiência riquíssima de aprendizagem, tanto para mim, enquanto professora, como para os estudantes, pois mesmo os estudantes sendo pequenos, conseguiram aprender a relação entre o Campo e a Cidade.
Rosilda da Silva | Professor(a)